Embu das Artes celebra Dia da Conscientização do Autismo na Cidade das Abelhas
Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemora dia 2 de abril
Embu das Artes celebrou o Dia da Conscientização do Autismo na quarta-feira, dia 4
Por Daniela Karin
A Prefeitura de Embu das Artes celebrou o Dia da Conscientização do Autismo no dia 4 de abril, na Cidade das Abelhas. Pais e filhos passaram a manhã de divertindo no parque ecológico, o espaço preserva a matas e nascentes, e tem atrações para crianças e tudo sobre a vida das abelhas. A iniciativa foi da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e contou com apoio do espaço.
“Ele é a única pessoa da casa capaz de enxergar as coisas com clareza”, conta Eliana Moreira, mãe do Heitor de quatro anos, que estiveram presentes no evento.
Moradora do Jd. Santa Clara, Eliana sentia que Heitor era diferente desde os oito meses de idade. Desde então, procurou ajuda de diversos especialistas até a confirmação do diagnóstico, anos mais tarde. Isso não impede que Heitor frequente a escola regular. “Eu espero que no futuro essa condição de autismo seja revertida” – disse Eliana, que achou o passeio maravilhoso para a autoestima do filho.
Estela Silva também curtiu bastante o dia de atividade. Mãe de Ester Silva, de 6 anos, ela conta que descobriu o autismo da filha quando ela tinha 2 anos e meio, período em que deixou Vitória da Conquista (BA) e chegou ao Jardim da Luz, em Embu das Artes. Foi na UBS Santo Eduardo que ela recebeu a confirmação e agora é atendido pela RAPS do município. “Eu amei esse lugar! Está sendo ótimo para minha filha! Um paraíso!” – afirmou sobre a Cidade das Abelhas.
O autismo é um transtorno caracterizado pelo atraso no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e alterações comportamentais. Em 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Dessa forma, surgiu a Campanha Abril Azul, de modo a chamar a atenção e ampliar os conhecimentos acerca da doença, a qual se manifesta cinco vezes mais no sexo masculino. Por isso, a cor azul.
Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPSi
O governo Ney Santos reconhece a importância de oferecer espaços e equipe ainda mais adequados ao tratamento de crianças que requerem atendimento específico. Para tanto, está se organizando para inaugurar, em breve, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPSi. A unidade funcionará no mesmo complexo dos CAPS, no centro da cidade, que, atualmente, passa por reformas para oferecer condições adequadas aos usuários.