Embu das Artes completa 59 anos de emancipação neste domingo, dia 18
Por Matheus Herbert, da Gazeta SP
Embu das Artes comemora nesse domingo, dia 18 de fevereiro, 59 anos de emancipação política-administrativa. Atualmente com uma população de cerca de 267 mil habitantes em uma área de 70,4 km², de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade mesmo considerada jovem enfrenta dificuldades de grandes metrópoles.
◊ Veja o especial sobre os 59 anos de Embu das Artes
O município faz divisa com a Capital, Taboão da Serra, Cotia e Itapecerica da Serra e apesar do crescimento nos últimos anos ainda conserva características de cidades do interior paulista, como feirinhas de artesanato, parques e áreas verdes, além de um conservado e concorrido centro histórico.
E são justamente as feiras de arte e artesanato que são realizadas no Centro Histórico na cidade, na região central que atraem inúmeros turistas para o município. De acordo com a prefeitura, cerca de 100 mil turistas visitam a cidade só aos finais de semana. Os principais pontos visitados são o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, no Largo dos Jesuítas, 67, a Capela de São Lázaro, na rua da Matriz, 111 e o Centro Cultural Mestre de Assis, no Largo 21 de Abril, 29, região central.
Em entrevista à Gazeta em julho do ano passado, o então secretário de Turismo do município, Zezinho Barros afirmou que investir na divulgação, revitalizar o Centro Histórico, colocar em prática o Plano Diretor de Turismo e oferecer eventos em vários pontos do município seriam as apostas da atual administração do prefeito Ney Santos (PRB), para alavancar ainda mais o turismo na cidade.
“A cada esquina dessa cidade temos um artista, então temos que valorizar isso. Essa nova administração vai explorar a arte e o turismo, sabemos dessa importância. Junto com a comunicação, vamos fazer uma divulgação forte. É preciso que todos conheçam”, disse Zezinho na época. Atualmente a pasta de Turismo é comandada pela secretaria Rosana Almeida de Camargo.
A Prefeitura de Embu das Artes não divulgou nenhum evento na cidade em comemoração ao aniversário.
Desenvolvimento
Com o crescimento da população em Embu das Artes, a cidade também viu seus problemas aumentaram. A demanda por vagas em creche cresceu, os postos de saúde ficaram mais lotados, mais moradias em áreas de risco foram construídas e a violência cresceu.
Só em dezembro do ano passado, o número de roubos subiu cerca de 4% em relação ao mesmo período do ano de 2016, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
Apesar dos problemas, o prefeito Ney Santos, eleito com 64.828 votos, o que corresponde a 79,45% disse em entrevista em outubro do ano passado que os embuenses têm muitos motivos para comemorar já que a atual gestão tem investido fortemente na saúde e na gestão de recursos.
“O Cartão Cidadão será o maior mecanismo. Calculamos que, com ele, vamos economizar mais de R$ 1 milhão por mês, fazendo uma barreira para pessoas de outras cidades que vêm aqui fazer exames, consultas, pegar cestas básicas, óculos, entre outros serviços. Não que não queremos ver o bem de munícipes de outras cidades, mas temos uma obrigação com o povo de Embu”, disse Santos à Gazeta.
Ainda durante a entrevista, o prefeito anunciou a redução de secretarias. As pastas de Planejamento, Esporte, Cultura, Serviços Urbanos e Meio Ambiente foram absorvidas por outras. “Economizar não é diminuir os serviços. É fazer gestão, fazer bem feito, ficar em cima, ver se o dinheiro vai pelo ralo”, finalizou.