Embu das Artes está com 80% dos leitos covid vazios, comemora Ney Santos
O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, comemorou nas redes sociais, a queda na taxa de internação de pessoas com o novo coronavírus na cidade. Nesta segunda-feira, dia 5, o município atingiu a marca de 80% de leitos covid vazios na cidade.
Segundo o gestor, Embu das Artes é a primeira cidade do Estado a alcançar essa marca. “Embu das Artes é a primeira cidade do Estado a ter os leitos vazios na luta contra a covid-19. Hoje, com a graça de Deus, 80% dos nossos leitos de enfermaria e UTIS estão vazios. Isto é resultado de muito trabalho e planejamento”, comemorou Ney Santos.
Santos relembra que desde o início da pandemia o munícipio vem se destacado nas ações de combate à covid-19. Embu das Artes foi referência no país ao construir em 5 dias o Hospital de Campanha, em seguida criou o segundo hospital para atender os pacientes infectados, implantou um tomógrafo, além de montar uma usina de oxigênio.
“Desde o primeiro momento da pandemia, não medimos esforços para construir o primeiro Centro de Referência Contra a Covid-19 do país, construído em apenas 5 dias, criamos na sequência o segundo Centro de Referência no Jd. Vazame, onde implantamos a tomografia computadorizada mais moderna do mercado, sendo uma das principais ferramentas para o diagnóstico rápido da ação do vírus”, pontua.
O prefeito ressalta que no quesito vacinação, o município também saiu na frente, antecipando a imunização de faixas etárias. “Antecipamos até agora todas as faixas etárias, caminhando à frente do calendário estadual de imunização, informatizamos nossos agendamentos nos tornando referência na organização da vacinação e sendo destaques nos principais meios de comunicação do país”.
Ney Santos destaca o empenho da equipe de Saúde que atua no município desde o início da pandemia. “Sem contar nossa equipe que virou dias e dias sem dormir, não fugiu da guerra e não desanimou na missão. Tudo isto faz com que hoje, possamos ser a primeira cidade do estado a poder apresentar nossos leitos vazios”.
Santos lembra que o “guerra ainda não acabou, mas já conseguimos enxergar a saída deste abismo, estamos juntamente com nossa equipe planejando a retomada de todas as atividades, inclusive a volta às aulas. Só tenho a agradecer a Deus por ver uma cena como esta, olhar e ver os nossos leitos vazios e saber que estamos caminhando para o fim deste grande pesadelo”, diz emocionado.
O político fala da importância da vacinação na queda no número de internações. “Quanto mais pessoas a gente vacina, menos pessoas contaminadas. Quanto mais você fizer a sua parte, nós vamos se Deus quiser, alcançar nosso maior objetivo que é fazer nossa cidade voltar a gerar renda e emprego, a nossa cidade voltar a sorrir da forma que ela sempre sorriu”.
E alerta – “Obviamente, não estou aqui incentivando você deixar de fazer a sua parte, ao contrário, nós estamos aqui explicando a você como foi bom vocês contribuírem com o isolamento social, com todos os nossos pedidos. A nossa cidade está voltando a ser uma cidade normal. Hoje não estamos mais com nossos leitos de enfermaria lotados, como estávamos no passado, não só aqui, mas em outros equipamentos da nossa cidade. É um momento de bastante alegria, que a gente precisa compartilhar com vocês para servir de incentivo, se você fizer a sua parte, a gente está aqui fazendo a nossa”, finalizou Ney Santos.
Boletim epidemiológico
Conforme boletim divulgado na plataforma VaciVida na última sexta-feira, dia 2, Embu das Artes aplicou 117.043 doses de vacina contra a covid-19. Já receberam a 1ª dose 94.926 munícipes. Em relação à 2ª dose, 22.112 já concluíram o ciclo vacinal. E 5 pessoas tomaram vacina de dose única.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a cidade de Embu das Artes contabiliza 9.478 casos de Covid-19, sendo 531 mortes em decorrência da doença. Os dados foram atualizados às 14h desta segunda-feira, dia 5.