Embu das Artes: ex-vereador Jabá do Depósito morre aos 53 anos
O ex-vereador de Embu das Artes, Jabá do Depósito
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter
Morreu na tarde desta quinta-feira, dia 9, o ex-vereador de Embu das Artes Jabá do Depósito, aos 53 anos. Ele vinha enfrentado complicações de um AVC sofrido há três anos e no último mês foi internado no Hospital Leito do Vazame, onde não resistiu e acabou falecendo.
Jabá deixa a companheira Zilma Pereira Nunes, quatro filhos Tamires, Emerson, Guilherme e Maria Eduarda, além dos netos João Pedro, Alice, Ana Luiza e Gusttavo. A família confirmou que o velório irá acontecer nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 10h no cemitério dos Jesuítas, em Embu das Artes. O Sepultamento está previsto para às 15h.
Edvanildo Ferreira do Nascimento era seu nome de batismo, mas foi como Jabá que esse pernambucano de sorriso fácil ficou conhecido em Embu das Artes. Em busca de uma vida melhor veio morar em São Paulo com a família e há 29 anos se casou e teve seu primeiro filho com a companheira atual. Nessa época ele já era pai de uma filha mais velha de um relacionamento anterior e que foi criada por ele.
Em 1999 abriu seu comércio, um depósito de material de construção no Jd. do Colégio, periferia de Embu das Artes. Ano após ano foi se destacando na comunidade, cobrando o poder público e em pouco tempo virou uma liderança do bairro, conquistados vizinhos que se tornaram amigos. Em 2004 se lançou candidato a vereador pela primeira vez, mas perdeu.
Embu das Artes: ex-vereador Jabá do Depósito morre aos 53 anos pic.twitter.com/f9vz484LJD
— Portal O Taboanense (@otaboanense_) March 10, 2023
Apesar da derrota ele ao se abalou, seguiu com o depósito e ajudando a população mais carente e sempre cobrando melhorias para o Jd. do Colégio e bairros próximos. Em 2012 se candidatou novamente pelo PTC e foi eleito com 1801 votos.
Jabá do Depósito assumiu em 2013 e ficou no mandato até 2016, quando começou a ficar doente. Apesar de ter tentado a reeleição, ele não conseguiu voltar para a Câmara Municipal de Embu das Artes. Três anos depois teve o AVC, que foi determinante para a deterioração da sua qualidade de vida. Segundo a família, a situação veio piorando e se agravando até esta quinta-feira, quando não resistiu e acabou falecendo.
O ex-vereador Doda, que foi colega na legislatura em que Jabá esteve no Legislativo embuense, lamentou a perda do amigo. “É com imenso pesar que despeço-me do ex-vereador Jabá do Depósito, nome político que ele era conhecido. Homem simples, de coração puro, que não media esforços para ajudar o próximo, tive o prazer de estar vereador junto com ele de 2013 à 2016. Descanse em paz Jabá”, disse ao Portal O Taboanense.
O prefeito de Embu das artes, Ney Santos, usou as redes sociais para se despedir do amigo. “Recebi com imenso pesar a noticia do falecimento do Jabá, ex-vereador da nossa cidade. Que Deus conforte os corações dos familiares e amigos”.