Embu das Artes inicia vacinação contra o coronavírus; “noite memorável”, diz Ney Santos
Embu das Artes iniciou a imunização dos moradores na noite desta terça-feira, dia 19. O município recebeu 1.800 doses do Governo do Estado e, seguindo o plano de vacinação, irá priorizar nesse primeiro momento os profissionais da linha de frente da saúde. Novas remessas da CoronaVac estão programadas para as cidades da região.
A primeira dose aplicada em Embu das Artes foi em Geanne Greggio, mulher transexual que trabalha na rede municipal cuidando do programa de combate ao DST / AIDS. O evento de chegada da vacina foi realizado no Centro de Combate ao Coronavírus no Jardim Vazame.
O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, afirmou que “essa é uma noite memorável, porque estamos recebendo a nossa sonhada vacina. Ela vem com esperança, com expectativa, a vacina é a solução para o problema que o mundo está vivendo, quantas pessoas já não perdemos?”.
Durante o evento de início da vacinação, cinco profissionais da saúde de Embu das Artes foram imunizadas. Nesta quarta-feira a expectativa é que pelo menos outros 300 profissionais, não só da rede municipal, mas também da particular e das empresas terceirizadas que atuam no município recebam a dose.
A vacina é desenvolvida pelo Butantan há pouco mais de seis meses, em parceria internacional com a biofarmacêutica Sinovac Biotech, sediada em Pequim. O produto é baseado na inativação do vírus Sars-CoV-2 para induzir o sistema imunológico humano a reagir contra o agente causador da COVID-19.
Ney Santos disse confiar na vacina e que ela trará tranquilidade para que a vida dos brasileiros volte ao normal. “Nosso sonho é imunizar 100% da população embuense, mas não está no nosso controle, as prefeituras não tem autorização para comprar a vacina. Mas nós já protocolamos nossa intenção de compra, se o Governo do Estado e o Governo Federal não cumprirem com a obrigação, vamos adquirir”.
O prefeito disse ainda que “o combate ao coronavírus é prioridade, se abrir essa oportunidade [do município comprar diretamente a vacina] e se a gente tiver que deixar de fazer alguma coisa no nosso governo, nós vamos adquirir”, garantiu Ney Santos, que disse que o momento não é politizar a vacinação. “Não vamos entrar em guerra de Governo estadual, não vamos entrar em guerra de governo federal, queremos é imunizar a população”.
Embuense é a primeira transexual imunizada
Geanne Greggio, 44 anos, responsável pelo programa de combate ao DTS / AIDS de Embu das Artes é a primeira mulher transexual imunizada em todo país. “Acredito que eu seja a primeira mulher transexual a ser vacinada, Embu das Artes está sendo pioneira, só tenho que agradecer”, disse.
Em entrevista ao Portal O Taboanense, Geanne disse que se sente honrada em ser a primeira mulher transexual a ser vacinada contra o coronavírus no país. “É a emoção do dever cumprido, a emoção de fazer parte de ser privilegiada e ser imunizada, umas das primeiras pessoas a receber a vacina. Estamos combatendo o bom combate”.
O prefeito Ney Santos elogiou a atuação de Geanne, a frente do programa de DST / AIDS em Embu das Artes. “Ela é querida por todos, passou por diversos governos e nunca levantou bandeira, sempre defendeu a população da nossa cidade, é uma profissional muito competente”.