Embu das Artes intensifica fiscalização sobre uso de máscara no transporte público
Equipes da secretaria de Mobilidade Urbana são responsáveis pela fiscalização nos ônibus, taxis e aplicativos
Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Embu das Artes intensificou há 15 dias a fiscalização do uso obrigatório de máscaras no interior de ônibus e vans do transporte público, taxis e aplicativos.
Em parceria com a Diretoria de Transporte Público (DTP), a fiscalização acontece diariamente. Essa ação continuará enquanto perdurar a pandemia de covid-19, reforçando que o uso obrigatório da máscara vale para motoristas, cobradores e para os passageiros.
A orientação, no sentido de fiscalizar e conscientizar as pessoas, tem dado certo entre os motoristas e cobradores. A taxa de cumprimento em relação ao uso de máscaras é de 100%, e entre os passageiros chega a 90%, lembrando que não é permitido o embarque se a pessoa não estiver utilizando a proteção facial.
As equipes também atuam na orientação ao público e na organização das filas nos pontos de embarque, mantendo assim o distanciamento social apropriado para dificultar o contágio da doença.
Essas ações foram intensificadas a pouco mais de duas semanas, juntamente com a disponibilização do álcool em gel no interior dos veículos do transporte público.
Segundo o secretário da pasta, Francisco Carlos, o Kal, “as pessoas têm entendido a importância da ação e inclusive nos ajudam, fazendo denúncias quando necessário.”
Embu das Artes em suas linhas municipais com uma frota de 81 ônibus regulares e 3 vans do sistema complementar, atendendo todas as regiões da cidade.
Taxistas também são fiscalizados
Sendo também um transporte municipal, os taxistas devem seguir as mesmas regras para trabalho: usar máscara, disponibilizar álcool em gel e fazer a limpeza do veículo ao finalizar cada viagem.
A mesma regra vale para os 127 transportadores públicos individuais registrados na cidade.