Embu das Artes, Itapecerica da Serra e capital não terão o feriado da Consciência Negra, que foi antecipado em maio
Em Taboão da Serra, a data não é feriado, apenas ponto facultativo
Nas cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e na capital paulista, não terão feriado na próxima sexta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Esse foi um dos feriados que foi antecipado em maio devido a pandemia do novo coronavírus. Com isso, as atividades nesses municípios não se alteram e os serviços nos equipamentos públicos funcionam normalmente.
Na ocasião, seguindo a orientação do governo do Estado de São Paulo, que buscava aumentar o índice de isolamento social na cidade, as três prefeituras anteciparam o feriado da Consciência Negra para 21 de maio.
Taboão da Serra
Em Taboão da Serra, a data não é feriado, apenas ponto facultativo. Equipamentos públicos não devem funcionar neste dia, exceto os serviços essenciais como prontos-socorros.
Essa diferença acontece porque o Dia da Consciência Negra não é feriado em âmbito nacional, são os municípios que, até agora, instituem ou não. A data foi comemorada pela primeira vez em 2003 no calendário nacional e marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Mais de mil cidades brasileiras comemoram, em 20 de novembro, com feriado.