Embu das Artes: Ney Santos anuncia medidas de segurança contra quadrilhas do Pix
Prefeito Ney Santos, de Embu das Artes, anunciou nesta semana novas medidas na segurança pública para prevenir roubos e sequestros pelas quadrilhas do Pix. Esse tipo de crime vem aumentando em todo país.
“Infelizmente, a Quadrilha do Pix, essa nova modalidade de assalto, tem assombrado não só o estado de São Paulo, mas todo o Brasil. Mas em Embu das Artes não ficaremos de braços cruzados, vamos responder, da mesma forma que já fizemos combatendo a criminalidade em outras situações”, afirmou Ney Santos após reunião com o vice-prefeito Hugo Prado, o secretário de segurança pública Gustavo do Rancho e o Comandante Oliveira, da GCM.
Entre as medidas anunciadas estão pelo prefeito estão o aumento do efetivo da GCM, compra de novos armamentos, viaturas e motocicletas para a Guarda Municipal, além de uma cooperação em conjunto com a GCM de Cotia para reforçar a segurança na divisa entre as duas cidades.
“Neste momento, voltamos todos os nossos esforços para que nossa cidade continue sendo uma cidade segura, e que nossos munícipes tenham tranquilidade”, afirmou Ney Santos em suas redes sociais.
Apesar dos inúmeros relatos de sequestro relâmpago pelas quadrilhas que obrigam a vítima a fazer transferências através do Pix, que é o novo sistema de transferência bancária criado pelo Banco Central e que pode ser feita instantaneamente pelo celular, ainda não existe um levantamento oficial de quantos casos já ocorreram na região.
Presos
Na quarta-feira, dia 29, uma mulher e dois homens foram presos em Taboão da Serra, suspeitos de praticar roubos via Pix,. A abordagem foi feita pelo grupamento de Romu – Ronda Ostensiva Municipal, equipe de elite da Guarda Municipal do município.
Durante patrulhamento pelo Jd. Monte Alegre para equipe de Romu fazia patrulhamento pela região do Jd. Monte Alegre quando avistou uma mulher e dois homens, que demonstraram nervosismo com a presença dos agentes.
Durante a abordagem os guardas encontraram um simulacro de arma de fogo. Em conversa com os suspeitos, eles confessaram que estavam em Taboão da Serra para praticar o roubo de um veículo e conduzi-lo até o município de São Lourenço da Serra e obrigar a vítima a transferir dinheiro pelo Pix.
Posteriormente, os criminosos pretendiam vender as peças do veículo roubado. Diante das evidências, o trio recebeu voz de prisão, foi conduzido ao 1º DP de Taboão da Serra e autuado.