Embu das Artes realiza seu primeiro casamento gay
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Após 27 anos de convivência, Joilson Francisco de Souza (47) e Marcelo Vilaron Gapontes (46), realizaram “um sonho de uma vida”, o de se casarem. A cerimônia civil aconteceu às 10h deste sábado, dia 21, no Cartório Civil de Embu das Artes.
Veja mais fotos do casamento realizado em Embu das Artes
“Graças a Deus estou aqui, feliz para realizar esse sonho tão esperado e conquistado”, disseJoilson Francisco de Souza, ansioso enquanto aguardava a chamada para a cerimônia.
Foto: Rose Santana
Joilson e Marcelo oficializaram relacionamento de 27 anos em Embu das Artes
Ao lado, mais contido, porém, não menos feliz, Marcelo Vilaron Gapontes. “Estou super feliz por realizar esse sonho. Meus familiares estão presentes acompanhando esse momento tão especial”, falou.
Amigos e familiares acompanharam a cerimônia, que teve entre os convidados o vereador de Embu das Artes, Júlio Campanha. “Começa a se quebrar um paradigma. O preconceito está na cabeça das pessoas. O que vale é a felicidade, o respeito. Eles [Joilson e Marcelo] são muito corajosos de assumir essa união. Uma vitória depois de 27 anos de luta, eles conseguiram realizar esse sonho. Me sinto muito honrado de poder participar desse sonho deles”, declarou o amigo e padrinho, Júlio campanha.
Os noivos recepcionaram os convidados em um almoço. “Vai ter festa sim, será em um buffet. A viagem vai ficar para outra ocasião. O importante é que nos amamos e conseguimos realizar nosso sonho. Estamos muito felizes”, comentou Joilson, que passou a assinar, Joilson Francisco de Souza Vilaron Gapontes.
A cerimônia foi realizada pela Juíza Maria Rita Vaz Luz, que a cerca de dois meses realizou outra união homoafetiva de duas mulheres. A região já contabiliza sete casamentos gays.
Apesar do Congresso ainda não ter aprovado uma lei a respeito, desde o dia 14 de maio deste ano os cartórios brasileiros não podem mais negar a celebração de casamentos homossexuais. O primeiro país a autorizar a união civil aberta entre pessoas do mesmo sexo foi a Holanda, em 2001. Na última semana a França realizou o primeiro casamento gay, onze dias após a promulgação que legaliza o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo no país.
No Estado
De acordo com um levantamento feito pela Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado) nos 58 cartórios da cidade, as uniões gays tiveram um aumento de 78% apenas na capital.