Embu das Artes recebe exposição do artista plástico Wanderley Ciuffi
Para comemorar seu aniversário de 76 anos de idade, e 54 de arte em Embu das Artes, o artista plástico Wanderley Ciuffi apresenta a exposição “O mundo colorido de Wanderley Ciuff”, de fevereiro a março no Centro Cultural Mestre Assis, no centro da cidade.
Wanderley Ciuffi (Guaranésia, Minas Gerais) é pintor, desenhista e escultor. Nasceu em 31 de janeiro de 1942. Autodidata, em 1964 se estabelece em Embu das Artes. No ano seguinte, participa do 2º Salão de Artes de Embu, no qual é o segundo colocado. Em 1968, tem exposição individual na Galeria Varanda em São Paulo. Durante a década de 1970, participa da Exposição Hiroshima e Nagasaki – reportagem fotográfica de um evento histórico -, e de diversas edições do Salão de Artes de Embu. Nos anos de 1970 e 1983 expõe na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP).
Em 1978, faz um mural no Hotel Urupema, em São José dos Campos, São Paulo, e, no ano seguinte, participa de exposição coletiva no mesmo hotel. Em 1984, integra a campanha para formação do Conselho Municipal de Cultura de São José dos Campos. Ainda na década de 1980, realiza estudos para publicação O Rio São Francisco é uma Miragem? – Estudo Sócio-político-econômico na Visão de um Artista. Em 1996, expõe no salão da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Em 2009, durante viagem de estudos, expõe na Galeria Colorida, em Lisboa, Portugal – sua primeira exposição em galeria europeia.
No ano seguinte, integra a comissão organizadora do 27º Salão de Artes Plásticas de Embu das Artes. Sua obra, a princípio influenciada pelo expressionismo do pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944) e pela angústia do autor perante o período da ditadura militar brasileira, ganha, nos anos 1990, novos ares, com traços mais leves e paleta mais suave.
Serviço
Exposição “O mundo colorido de Wanderley Ciuffi”
Quando: Até dia 4 de março, diariamente das 9 às 18h
Local: Centro Cultural Mestre Assis – Largo 21 de Abril, 29, Centro