Embu das Artes registra 20 casos confirmados de coronavírus e uma morte
A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo divulgou o último balanço dos casos confirmados de coronavírus. Em Embu das Artes são 20 ocorrências do Covid-19 e uma morte. Em todo estado, são 275 vítimas fatais, 157 homens e 118 mulheres. Do total, 236 tinham idade igual ou superior 60 anos.
O Portal O Taboanense pediu por diversas vezes os números de casos confirmados para a prefeitura de Embu das Artes que tem se negado a fornecer os dados para a imprensa, dificultando o trabalho de apuração.
A prefeitura também vem informando, através de assessores pessoais do prefeito Ney Santos, e não pela comunicação, o número de mortos, o que tem gerado insegurança na população. No dia 23 de março, Renato Oliveira, que trabalha para Ney Santos, sem nenhum cargo na prefeitura, divulgou a morte de dois moradores no mesmo dia.
Porém, 14 dias depois do anúncio feito pelas redes sociais do número de mortes, o Governo do Estado só reconhece uma morte no município. Esses dados geraram controvérsia em Embu das Artes, levando pânico para a população que não conhece a real situação do município devido a falta de informação prestada pela prefeitura.
Do outro lado, todas as prefeituras da região vêm divulgando diariamente o número de casos confirmados, casos em investigação e número de óbitos, facilitando o trabalho da imprensa e mostrando a realidade para a população.
A partir desta semana, o Portal O Taboanense passa a reconhecer exclusivamente os dados divulgados pelo Governo do Estado em relação a Embu das Artes.
Estado
O Estado de São Paulo registrou neste domingo (5) um total de 275 óbitos pelo novo coronavírus. Os números significam um aumento de 180% em comparação ao balanço do dia 29 de março, quando eram 98 vítimas fatais por COVID-19. Já o número de casos confirmados pela doença chegou a 4.620.
Os óbitos concentram-se em 33 cidades, com maior número na Grande São Paulo. Apesar disso, crescem os números no interior do Estado. Hoje, houve confirmação da primeira morte em Bauru. Também há pelo menos uma vítima fatal nas regiões de Araçatuba, Ribeirão Preto, Campinas, Baixada Santista, Presidente Prudente e Sorocaba.
Com informações do Portal do Governo do Estado de SP