Embu das Artes tem programação especial em comemoração aos 60 anos de emancipação
No próximo dia 18 de fevereiro, Embu das Artes completa 60 anos de emancipação política-administrativa, ocorrida no ano de 1959 por iniciativa de emancipadores que articularam a realização de um plebiscito, pelo qual a maioria dos moradores votou e escolheu pela independência do município, que era integrado à Itapecerica da Serra.
› Tudo sobre os 60 anos de Embu das Artes
Para homenagear essa data, uma programação prevê a apresentação da Banda Municipal no Largo 21 de Abril e Sessão Solene na Câmara Municipal.
Embu das Artes ganhou sua autonomia graças à criação da Associação Cívica de Embu, composta por personalidades de diversas áreas que iniciaram uma forte campanha pela emancipação com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.
A primeira eleição municipal para os poderes Executivo e Legislativo ocorreu no dia 4 de outubro de1959, que resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch para vice, que foram empossados em 1 de janeiro de 1960 juntos com os vereadores.
Fundada pelos jesuítas em 1554, Embu das Artes é atualmente uma estância turística com uma população estimada em 270 mil habitantes (IBGE). Sua maior atração é a Feira de Artes e Artesanato que completou 50 anos de atividade neste ano e recebe cerca de 30 mil visitantes por fim de semana no Centro Histórico, que é formado pelo Museu de Arte Sacra (construído pelos jesuítas e índios no século XVII), além de belas alamedas e construções que lembram um ambiente interiorano, onde se encontra vasto comércio com bares, restaurantes, lojas de artesanato, móveis rústicos etc.
Em 2011, por meio de plebiscito, os munícipes decidiram por mudar oficialmente o nome de Embu para Embu das Artes, como sempre foi chamada popularmente por todos.
Programação
18/2, às 9h – Apresentação da Banda Municipal
Local: Coreto do Largo 21 de Abril, Centro
Realização: Secretaria Municipal de Cultura
23/2, às 9h – Sessão Solene pelo 60º aniversário de Embu das Artes
Local: Câmara Municipal de Embu das Artes (rua Marcelino Pinto Teixeira, 50, Pq. Industrial)