Embu das Artes terá 10 escolas com período integral em 2022
Escola Estadual Ede Wilson Gonzaga, em Embu das Artes
O governador João Doria anunciou no início da semana que 10 escolas em Embu das Artes terão período integral no próximo ano. A iniciativa faz parte do Programa de Ensino Integral (PEI) e atenderá mais de 700 escolas do Estado.
Em Embu das Artes as escolas que farão parte do programa são: EE Alexandrina Bassith, EE Doutor Carlos Koch, EE Doutor Eduardo Vaz, EE Professora Eulalia Malta, EE Marechal Henrique Teixeira Lott, EE Madre Odete de Souza Carvalho, EE Professora Mirna Elisa Bonazzi, EE General Rubem Carlos Ludwig, EE Professora Sara Sanches Russo e EE Ede Wilson Gonzaga.
Além de Embu das Artes, escolas de Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra também farão parte do Programa de Ensino Integral a partir do próximo ano.
Ao lado do Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, Doria falou sobre a expansão do Programa durante evento no Memorial da América Latina, que reuniu diretores, supervisores e outros representantes das unidades educacionais.
“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria durante a cerimônia.
A deputada estadual Analice Fernandes, que participou do evento, falou sobre o programa.“Em nossa região serão 15 escolas na Diretoria de Ensino de Taboão e Embu, e 16 escolas na Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra”. “Fiquei muito satisfeito que as nossas demandas foram atendidas. Isso significa melhoria da qualidade de ensino para a nossa região”, disse.
O prefeito de Embu das Artes e presidente do Conisud, Ney Santos, comemorou a notícia que atenderá 31 escolas em toda a região. “Como presidente do Conisud, representando mais de um milhão e quinhentas mil pessoas, fico feliz em poder participar de todas estas conquistas”, escreveu em uma rede social.
Sobre o PEI
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, social, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.