Embu-Guaçu confirma 1º caso positivo de coronavírus; município tem 23 em análise
A secretária de Saúde de Embu-Guaçu, dra. Maria Dalva Amim dos Santos, confirmou que o município tem um caso positivo para coronavírus. O infectado foi diagnosticado por uma equipe médica particular em São Paulo. Ele passa bem e está em quarentena em casa. A Secretaria foi notificada na segunda-feira, dia 23.
“Temos um positivo. Essa notificação veio de São Paulo, de um hospital privado. Ele está bem, e em quarentena em casa. É um caso leve”, informou à reportagem, a dra. Maria Dalva.
Ainda segundo a secretária, até o início da tarde desta terça-feira, dia 24, o município contava com 23 casos suspeitos e quatro descartados.
Quem tiver com algum sintoma de gripe deve procurar uma das 11 unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do município, após a verificação dos sintomas a pessoa receberá o tratamento adequado. Também está à disposição dos munícipes o telefone da Secretaria de Saúde para esclarecimentos 4664-9150.
“Estamos pedindo para que as pessoas fiquem em casa, mas caso tenham qualquer sintoma característico de gripe, mais de um sintoma, incluindo febre, procure o Pronto Atendimento, procure a Unidade Básica de Saúde para fazer o diagnóstico. Vai ser feito na hora? Não. O que faz na hora é a suspeita, depois que confirma. Antes a gente tinha confirmação com 5 dias, hoje está mais de 10 dias para confirmar”, falou a médica.
A dra. Maria Dalva declarou que o município irá manter a população informada, porém sem divulgar dados da pessoa que for diagnosticada ou suspeitos que estejam com o COVID-19.
“Essa Secretaria, esse governo tem a maior transparência. Todas as informações que tiver será dada no site oficial da prefeitura […] Vamos preservar o direito do usuário em ter o seu sigilo, a gente tem obrigação de falar quantos casos tem, mas não tem obrigação e não deve, é antiético dizer de onde é, quem é. Isso não compete a Secretaria da Saúde, ela não vai falar isso. Então aqui está nosso compromisso com a transparência, a partir de hoje, todos os dias às 6 horas da tarde, serão enviadas para a Comunicação da prefeitura um boletim informativo oficial dessa Secretaria”, ressaltou a médica.