Embu-Guaçu inicia projeto para se tornar destino turístico na Grande SP
Município pretende incentivar a volta do trem turístico interligando cidades da região e litoral
A diretora Silvia Carvalho, que apresentou diversos projetos para incentivar o turismo na cidade
Uma das cidades com um dos maiores potenciais turístico da região, Embu-Guaçu vem investindo em ações para tornar o município um destino mais atrativo na Grande São Paulo. O município, cercado por extensas matas, vem desenvolvendo projetos para explorar a região turística de mananciais, aventura e arte.
Embu-Guaçu passou a figurar no Mapa de Turismo Brasileiro. A diretora de turismo, Silvia Carvalho, disse em entrevista ao site da prefeitura que a cidade tem um grande potencial rural a ser explorado. “Nossas belezas naturais podem ser exploradas de forma sustentável. Mas é preciso preparar o município”, alertou.
Segundo Silvia, o turismo deve ser trabalhado pela iniciativa privada. “Ao Executivo cabe melhorar a infraestrutura da cidade, tornando-a mais atrativa como um todo. Cidade bonita chama turista. Entendendo que o turismo faz girar a economia além de gerar emprego e renda e qualidade de vida para seus cidadãos”.
Em 2017, ao assumir a diretoria, Silvia realizou a 1ª Conferência de Turismo de Embu-Guaçu. “Nossa intenção com este evento foi o de dar aos munícipes um panorama da necessidade do turismo desenvolvido com sustentabilidade, a importância de se manter uma cidade planejadamente urbanizada, a importância do empreendedorismo para desenvolver o turismo”.
Uma das ações que a diretora pretende incentivar é a volta do trem turístico, que seria um passeio diferente, que não é oferecido atualmente. Além disso, existem estudos para a instalação de uma ciclovia para o Distrito do Cipó, a revitalização do Terminal Rodoviário e a intenção de reformar e revitalizar o Centro Cultural.
“Outro projeto esperado, o Linha Verde/Azul, que proporcionará aos munícipes e visitantes, um alegre passeio de Bonde pelos lugares mais pitorescos de Embu-Guaçu e Cipó; o projeto de reforma, revitalização e transformação da base da GCM do Itararé em um Centro de Informações Turísticas; projetos para refazer os portais nos acessos à cidade de forma segura e para desejar as boas-vindas aos turistas e um volte sempre, que faz parte de um bom receptivo; a preparação de guias e monitores é outro projeto essencial em pauta”.
Com informações do departamento de comunicação da prefeitura de Embu-Guaçu