Embu-Guaçu terá quatro escolas estaduais com período integral em 2022
Escola Estadual Jardim Campestre, em Embu-Guaçu
Embu-Guaçu terá quatro escolas estaduais em período integral no próximo ano. A iniciativa do Governo Estadual faz parte do Programa de Ensino Integral (PEI) e atenderá mais de 700 escolas do Estado.
As escolas que farão parte do programa em Embu-Guaçu são: EE Jardim Silvania, EE Jardim Campestre, EE Levi Pereira Martins, EE Olivia de Faria.
Além de Embu-Guaçu, escolas de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra também farão parte do Programa de Ensino Integral a partir do próximo ano.
Ao lado do Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, Doria falou sobre a expansão do Programa durante evento no Memorial da América Latina, que reuniu diretores, supervisores e outros representantes das unidades educacionais.
“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria durante a cerimônia.
Sobre o PEI
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, social, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.