Embu: Projeto Autista no Esporte passa a oferece atendimento de fono e terapia ocupacional
Parceria entre a Secretaria de Esportes e Saúde oferece aos alunos do projeto atendimento gratuito de fonoaudiologia e terapia ocupacional
O projeto Autista no Esporte, lançado recentemente pela secretaria de Esportes de Embu das Artes, oferece a cerca de 80 famílias, um circuito repleto de recreações e modalidades como basquete adaptado, barreiras, arcos, bolas suíças, rolamento de pneus, entre outros esportes a portadores de autismo. Agora ampliou a parceria com a Secretaria de Saúde, e passa a oferecer aos alunos atendimento gratuito de fonoaudiologia e terapia ocupacional.
O secretário de Esportes Anderson Nóbrega comemora a nova parceria com a Secretaria de Saúde, através do secretário José Alberto Tarifa. “Todos os alunos matriculados no projeto Autistas no Esporte vão ter atendimento com fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais (TO), todo sábado. Ampliamos o projeto, ficou mais qualificado, além das atividades física, eles terão atividades médicas [clínicas]. Esse era um pedido deles. Essa é mais uma parceria entre Esporte e Saúde, com total apoio do prefeito Ney Santos”, declarou.
O projeto foi idealizado pelo secretário de Esportes do município Anderson Nóbrega e pela presidente do Borboleta Azul (grupo de pais de autistas), Elaine Andrade. A promoção é da Prefeitura de Embu das Artes, por meio das secretarias de Esportes e Lazer e de Saúde, com a participação de professores de educação física e fisioterapeuta.
O programa conta atualmente com 80 famílias cadastradas, e segundo o secretário, se for necessário, novos núcleos e horários serão abertos para atender o maior número de pessoas.
“Temos 80 famílias cadastradas, e à medida que vierem mais famílias, abriremos outros núcleos, com novos horários para que a gente possa atender o maior número de crianças e jovens possíveis, porque a inclusão é um direito de todos”, completou Nóbrega.
No encontro, pais e responsáveis interagem com seus filhos, tornando-se uma experiência divertida e terapêutica para todos, além de estimular movimentos físicos como equilíbrio, força e resistência. O atendimento é ofertado a instituições, como a Três AAA e a Borboleta Azul, mas também é aberto para aqueles que não são ligados a entidades.
O projeto atende autistas a partir de 3 anos e conta com uma equipe de profissionais especializada e inicia com cinco modalidades: futebol, basquete, ginástica, dança e circuito funcional.
Serviço
Projeto Autistas no Esporte
Quando: Todos os sábados, a partir das 9h30
Local: Ginásio de Esportes Hermínio Espósito. Alameda Fernando Batista Medina, 42 – Centro, Embu das Artes
Quanto: Evento gratuito