Emprego: ‘Ninguém gosta de viver em vulnerabilidade social’, diz secretário de Taboão da Serra
Prestes a completar 100 dias no comando da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Taboão da Serra, Wanderley Bressan ressaltou os desafios de administrar a pasta em um período pós-pandemia
Wanderley Bressan comanda a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (SDE) de Taboão da Serra
Matheus Herbert, Gazeta de S.Paulo
Prestes a completar 100 dias no comando da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (SDE) de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, o secretário Wanderley Bressan recebeu a reportagem da Gazeta e ressaltou os desafios de administrar a pasta em um período pós-pandemia. Além disso, Bressan reforçou que “ninguém gosta de viver em situação de vulnerabilidade” e que “as pessoas precisam ter renda para uma cidade ser desenvolvida”.
“Nesses três meses de atuação procurei identificar os eixos da secretaria. Eu acredito que ela tenha três eixos e que eles conversam entre si. O eixo do trabalhador, do empreendedor, e por último o eixo da capacitação profissional. Em menos de 60 dias a gente reabriu todas as escolas de qualificação da cidade e estamos atendendo cerca de 1 mil alunos, e ainda não atingimos a capacidade máxima”, iniciou Wanderley Bressan.
Outras funções
Além de oferecer qualificação profissional em diversos segmentos para os moradores de Taboão da Serra, a SDE também exerce outras funções como regularização dos empreendedores locais, pré-seleção de candidatos e emissão de carteira de trabalho. “Ao todo temos quatro escolas de qualificação. Só na escola de Moda e Beleza, por exemplo, nós temos sete cursos para oferecer, entre eles de estética, extensão de cílios e massoterapia. Fora a qualificação que oferecemos, seguimos com o trabalho de fazer a ponte entre o empreendedor e o morador. Nós batemos na porta das empresas e pedimos para que elas sigam conosco e que as vagas geradas nessa empresa sejam destinadas ao morador da nossa cidade. É um trabalho de pré-seleção”, complementou o secretário.
Alternativas
Para Bressan, um município acompanha o cenário nacional e gerar empregos é uma tarefa difícil.
“Precisamos entender o perfil social da cidade. Longe de achar que vamos resolver todos os problemas econômicos e de desemprego. Mas, temos que estar preparados para enfrentar a realidade imposta no cenário nacional. Temos que criar alternativas para garantir renda pro taboanense. Não importa a maneira. O que precisamos pensar é que para uma cidade ser desenvolvida as pessoas precisam ter renda. É preciso criatividade pra pensar em políticas públicas que garantem renda as pessoas”.
Felicidade e renda
O chefe da secretaria, que conta com mais de 50 profissionais, reforçou que todos têm o direito a renda e que é impossível ser feliz em situação vulnerabilidade.
“Eu sempre digo que a gente pode encarar a vida de duas formas. A primeira é olhar as pessoas a partir das limitações delas. Já a segunda é olhar através das potencialidades. Eu sempre prefiro priorizar as potencialidades. Todo mundo tem direito a renda e tem potencial para ter acesso a uma renda. O que é preciso é uma preparação. Você precisa dar um caminho, oportunidade e possibilidades. Ninguém consegue usufruir cidadania sem ter renda. Ninguém gosta de viver em situação de vulnerabilidade”.
Novidades para Taboão da Serra
Antes de finalizar a entrevista, Wanderley Bressan antecipou dois projetos que estão em pauta na secretaria e que em breve poderão ser realidade em Taboão da Serra.
“Estamos trabalhando para criar dois cursos profissionalizantes voltados para pessoas com deficiência. O primeiro será de massoterapia para deficientes visuais, e o outro de gastronomia para moradores com deficiência intelectual. Vamos iniciar esse projeto piloto em parceria com outras secretarias. Além disso, também tenho o sonho de termos uma Escola de Comunicação e Tecnologia na nossa cidade”.
Atendimento
Os moradores interessados em participar dos cursos oferecidos pela SDE ou terem acesso às oportunidades disponíveis podem procurar atendimento na unidade do Jardim Maria Rosa ou do Pirajuçara. Veja endereços abaixo:
Emprega Taboão – Unidade Pirajuçara
Estrada Kizaemon Takeuti, 1987, Pirajuçara
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
Rua Cesário Dau, 535, Jardim Maria Rosa
Telefone: (11) 4788-7888
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h