EMTU não dá prazo para instalação de ponto de ônibus destruído há quatro meses
Ponto de ônibus ficou destruído após colisão
Em setembro do ano passado, um acidente envolvendo um Hyundai i30, destruiu o ponto de ônibus da praça Nicola Vivilechio, na região central de Taboão da Serra. Em mais de quatro meses os usuários do transporte público convivem com a chuva e o sol forte do verão sem uma proteção adequada.
Em nota enviada ao Portal O Taboanense, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) não estipulou prazo para que os dois abrigos destruídos fossem reinstalados no local. A empresa, vinculado ao Governo do Estado, é a responsável pelos pontos de ônibus na rodovia Régis Bittencourt.
“A EMTU considera importante e prioriza nos estudos desenvolvidos nesta empresa a instalação de infraestruturas, como abrigos nos pontos de parada da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), para propiciar mais conforto aos passageiros do transporte metropolitano. A parada em questão será considerada na análise dos projetos”, disse a empresa em nota.
A reportagem ouviu passageiros que estão revoltados com a situação que piora ainda mais no verão. Além do sol forte que castiga os usuários, as pancadas de chuvas típicas desse período tornam a espera dos ônibus um verdadeiro sofrimento.
Para Clayton Novaes, de 22 anos, morador do Jd. Maria Rosa, a falta de abrigo é irresponsabilidade da empresa. “Pagamos caro pelos ônibus, acabou de ter um aumento acima da inflação e a EMTU não instala dois pontos pra gente se abrigar? É desumano, olha esse sol, cheio de idosos, crianças de colo aqui”, lamenta o estudante de publicidade.
O torneiro mecânico Glauber de Assis Aquino classifica a situação como “irreal”. “Pego ônibus todos os dias aqui e não entendo como uma cidade desse tamanho não consegue instalar um simples abrigo para os passageiros, não dá pra acreditar nisso. Não é favor, é obrigação”, disse.
Relembre o caso
Um grave acidente na madrugada do dia 16 de setembro de 2018 na região central de Taboão da Serra deixou o ponto de ônibus da praça Nicola Vivilechio completamente destruído. Segundo informações, o motorista de um Hyundai i30 preto, placa ENR 8690 de São Paulo, perdeu o controle e colidiu com violência contra a parada de ônibus. Ninguém ficou ferido.
De acordo com testemunhas, o motorista vinha pela rodovia Régis Bittencourt na pista sentido São Paulo quando perdeu o controle do veículo que subiu na calçada, derrubando o ponto de ônibus. Com a violência do impacto, o carro tombou e voltou para a via. Apesar da gravidade do acidente, o motorista fugiu do local sem receber atendimento do Corpo de Bombeiros.
Segundo o secretário de transporte e mobilidade urbana de Taboão da Serra, Gerson Brito, o ponto de ônibus destruído no acidente é intermunicipal e, portanto, de responsabilidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
“Nós [prefeitura] fizemos toda proteção para evitar outros acidentes, mas quem vai resolver essa situação, reparar o equipamento, é a EMTU, que é a responsável pelo ponto. Já estamos entrando em contato para pedir celeridade nesse caso”, afirmou o secretário.