EMTU revoga suspensão da linha de ônibus Jd. Monte Alegre / Pinheiros que seria extinta amanhã
A EMTU (Empresas Metropolitanas de Transportes Urbanos) acaba de suspender temporariamente a paralisação da linha 029 Taboão da Serra (Jardim Monte Alegre)/ São Paulo (Pinheiros), que seria extinta nesta sábado, dia 11. A notícia da retirada linha causou revolta nos usuários, que fizeram um abaixo-assinado pedindo a revogação.
“Informamos que a paralisação desta linha [029] está suspensa temporariamente. A linha seguirá operando”, disse a EMTU em uma curta nota publicada no seu site.
A deputada estadual Analice Fernandes encaminhou uma solicitação ao presidente da EMTU solicitando a suspensão da decisão de extinguir a linha. “Tomei conhecimento da decisão da EMTU acerca do encerramento no próximo dia 11 das atividades da linha 029 que atende à centenas de pessoas na região do Jd. Monte Alegre. Não concordo com esta ação e acredito que ela irá prejudicar muitos moradores, por isso, fiz uma solicitação ao presidente da EMTU, para que a linha não seja suspensa amanhã, e que um estudo possa ser feito sobre o caso”, declarou a deputada Analice Fernandes.
A deputada ainda informou à reportagem do Portal O Taboanense que também solicitou que a Secretaria Municipal de Transportes de Taboão da Serra, “faça um estudo sobre os impactos caso a linha seja desativada. Estou nesta luta com a população do Jd. Monte Alegre e vou continuar usando esta página, para informar os próximos passos”.
Segundo o vereador Eduardo Nóbrega, a mudança havia sido feita sem um amplo debate com a população, o que fere a democracia. “Quem utiliza dessa linha foi muito prejudicado. Como é uma linha intermunicipal foge do nosso controle aqui da cidade, mas com o apoio e ajuda da deputada Analice Fernandes conseguimos essa suspensão temporária. Agora temos que nos unir para que essa decisão seja permanente”, disse.
Eduardo Nóbrega disse que mesmo com a decisão de suspender a extinção da linha, o assunto será debatido na próxima terça-feira, durante a sessão da Câmara Municipal. “Conversei com os vereadores e eles estão inconformados com essa situação. O Poder Legislativo está unido, vamos tomar medidas para que a EMTU não tire essa linha, a decisão deles é temporária, por isso não podemos baixar a guarda”, concluiu.
A vereadora Érica Franquini disse que conversou com o secretário de transporte de Taboão da Serra, Gerson Brito, e pediu que a EMTU seja oficializada pelo município. “Temos que mostrar que somos contra essa decisão de extinguir a linha. Essa decisão de suspender a paralisação dos serviços é muito boa, mas deve ser permanente”, afirmou.
O vereador Marcos Paulo, presidente da Comissão Permanente de Transporte da Câmara Municipal, afirmou que protocolou um ofício com o pedido contra a retirada da linha. “Fui pessoalmente na viação Pirajuçara pedir o cancelamento [da decisão de extinguir a linha]. Acredito que teremos o apoio de todos os vereadores para apresentar um requerimento na próxima terça-feira manifestando a nossa posição contrária e pedindo explicações EMTU”.
Na quarta-feira, dia 8, o Portal O Taboanense noticiou a extinção da linha 029, com isso os usuários teriam como única opção a linha 068 Taboão da Serra (Parque Laguna)/ São Paulo (Pinheiros). A justificativa da empresa é a baixa demanda de passageiros. “A linha deixará de operar a partir do próximo sábado (11/11) devido à reestruturação do transporte intermunicipal da região motivada pela queda na demanda em alguns serviços”, informou a EMTU em nota.
A empresa também informou que a opção dos usuários seria utilizar a linha 068 Parque Laguna, e que a mesma teria a “oferta ampliada, nos dias úteis esta linha oferecerá o dobro das partidas atuais, passando de 18 para 36. Aos sábados, em vez de nove viagens, serão 17, e aos domingos e feriados o serviço, que atualmente não opera, terá 10 partidas”.