Encontro regional do PSL lança pré-candidaturas a prefeituras da região
Encontro do PSL na Câmara Municipal de Embu das Artes reuniu lideranças do partido de todas as cidades da região
O Partido Social Liberal (PSL), do presidente Jair Bolsonaro, realizou na manhã deste sábado, dia 11, o seu primeiro encontro regional. O evento na Câmara Municipal de Embu das Artes reuniu lideranças políticas ligadas ao partido de Taboão da Serra, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Cotia e da capital.
O encontro marcou um novo posicionamento do PSL, que deve lançar candidatos a prefeito e vereadores em todas as cidades da região nas eleições de 2.020. Pelo menos em três municípios os nomes já estão mais definidos.
Em Embu das Artes, Sargento Ruas é o nome escolhido pelo PSL. Em São Lourenço da Serra, Capitão Lener, que já foi prefeito três vezes, deve sair pelo partido e em Embu-Guaçu, o ex-vereador Zé Antônio, se colocou como pré-candidato a prefeito. Taboão da Serra terá candidato, o nome apresentado pelo deputado estadual Rodrigo Gamballe é do dentista Ronaldo Dias.
Capitão Lener disse que está definindo sua “vida política”, depois de 10 anos afastado de qualquer cargo público, quando renunciou ao mandato de prefeito de São Lourenço da Serra em 2010.
“Recebi alguns convites, muitas pessoas da minha comunidade pedindo para que eu saia candidato, estamos avaliando, conversando. O Major Olímpio e o Capitão Camargo, ambos do PSL, me chamaram para conversar. Estou voltando a falar de política agora”.
Sargento Ruas foi mais enfático, mesmo na ativa, disse que sua pré-campanha está avançando e o Encontro Regional promovido pelo PSL foi importante porque enfatizou as bandeiras do partido, principalmente a questão da segurança.
“A questão é financeira, sabemos que a campanha passada foi desleal, não sei se o dinheiro foi totalmente declarado. Mas a população está enxergando de outra forma, anseia pela mudança e teremos uma surpresa, a população vai dar sua resposta nas urnas”, disse Ruas que é Policial Militar e trabalha há 25 anos nas cidades da região.
O deputado Estadual Rodrigo Gamballe disse que o PSL tem uma bancada muito grande e forte e que os políticos “tradicionais” não querem fortalecer o partido por que o PSL, segundo ele, “é uma ameaça a todos os ‘acordões’ que são feitos no Brasil e essa é a nossa ideia”.
Gamballe disse que a política está “tão suja que as pessoas de bem estão se ocultando da política e os cargos de comando estão sendo ocupados por bandidos, pelo crime organizado, por pessoas sem caráter […] Se as pessoas de bem se omitirem, o mal vai prevalecer”.
Taboão da Serra
Apesar do clima amistoso de outras cidades, o PSL em Taboão da Serra está passando uma disputa de comando. O dentista Ronaldo Dias afirma que vem trabalhando junto com o Diretório Estadual para acertar o partido na cidade. Na outra ponta o empresário Vitor Medeiros, que saiu candidato a prefeito em 2016 pelo partido, também briga pelo comando.
No Encontro Regional, apenas Ronaldo Dias apareceu e foi ovacionado pelos filiados do partido. O deputado estadual Rodrigo Gamballe inclusive disse, em tribuna, que o dentista deverá disputar a prefeitura nas próximas eleições pelo PSL.
“Foi um encontro fantástico, lotamos a Câmara Municipal, trouxemos diversas lideranças do partido e isso é importante para o crescimento do PSL na nossa região”, disse Ronaldo Dias.
Sobre a disputa pela presidência, o dentista usou um tom amistoso. “Eu sou uma liderança do PSL, fui chamado pelo Major Olímpio e nós tivemos uma boa conversa. Realmente existe uma situação bastante desagradável, mas tenho todo respeito pelo Vitor Medeiros, ex-presidente do partido. Infelizmente existem alguns problemas administrativos, existe uma multa, até mesmo de um valor alto e não teve prestação de contas. Nós estamos regularizando isso”, disse.
Estiveram presentes diversas lideranças do PSL, entre elas os deputados estaduais Rodrigo Gamballe e Major Mecca, Major Costa e Silva, Capitão Mas de Camargo, Capitão Lener de São Lourenço da Serra, Flávio Amorim, de Itapecerica da Serra, Zé Antônio, de Embu-Guaçu, Sargento Ruas, de Embu das Artes, Ronaldo Dias do PSL de Taboão da Serra e Sérgio Kooji, representando a Associação de Lojistas de Taboão da Serra.