Enel Distribuição São Paulo troca geladeiras antigas por modelos mais eficientes
Programa já trocou 1.170 refrigeradores este ano. Geladeiras em mau estado podem consumir até um terço da eletricidade de uma residência e prejudicam o meio ambiente
Por meio do Programa Enel Compartilha Eficiência, a Enel Distribuição São Paulo promove a troca de geladeiras antigas por modelos mais eficientes e a reciclagem de todo o material, como plásticos, aços, cobres, alumínios, gases refrigerantes, isolamentos térmicos, óleos e compressores.
Os aparelhos em mau estado podem ser responsáveis por cerca de um terço de todo o consumo de eletricidade de uma residência, além de emitirem gases que destroem a camada de ozônio e contribuem para o aquecimento global.
Além de promover o consumo consciente, a ação impulsiona o desenvolvimento socioeconômico nas comunidades de baixa renda, selecionadas com base em um diagnóstico energético e critérios internos da companhia.
Nos quatro primeiros meses do ano, o programa já trocou 1.170 geladeiras. Além de propiciar a troca, a Enel realiza a desmontagem dos aparelhos antigos e faz o tratamento dos gases retirados dos eletrodomésticos, garantindo o descarte correto, conforme as leis ambientais vigentes no País.
A troca de refrigeradores proporciona reduções de até 70% no consumo de energia elétrica. Os benefícios não são apenas financeiros. Além da queda nos valores das tarifas, o programa visa a melhoria da qualidade de vida, o descarte correto dos aparelhos antigos e a reciclagem, impactando positivamente o meio ambiente e a sociedade.
Essa iniciativa da Enel é parte do compromisso público assumido com as Nações Unidas com seis dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Enel Compartilha Eficiência coloca em prática uma iniciativa que colabora com a melhoria da eficiência energética, impulsionando o ODS 7, que consiste em assegurar energia confiável, sustentável, moderna e acessível para todos.