Enel diz que 24 mil imóveis continuam sem energia elétrica em Taboão da Serra
A concessionária Enel Distribuição SP informou que cerca de 24 mil imóveis em Taboão da Serra ainda estão sem fornecimento de energia elétrica nesta terça-feira, dia 15, no quarto dia de apagão.
Segundo a empresa, além de Taboão da Serra a capital paulista tem 172 mil imóveis sem luz, 19 mil em Cotia e 11 mil endereços em São Bernardo do Campo.
A energia elétrica volta aos poucos nos bairros de Taboão da Serra, em muitos deles, de forma parcial, ou seja, uma parte já está com o fornecimento regularizado e outra parte ainda está às escuras.
De acordo com a apuração do Portal O Taboanense parte dos moradores do Jd. Record, Jd. Trianon, Jd. Iracema, Pq. Pinheiros, CSU, Intercap, Jd. Bontempo, Jd. Maria Luiza, Saporito, Jd. das Oliveira, Pq. Laguna, Vila Indiana e Marabá ainda sofrem com falta de energia elétrica.
Segundo comunicado da empresa enviado ao Portal O Taboanense no último domingo, “A Enel Distribuição São Paulo reitera que segue trabalhando dia e noite com reforço das equipes de campo para restabelecer o serviço para todos. Desde a noite de sexta-feira, quando chuvas acompanhadas de ventos de mais de 100 km/h atingiram a área de concessão, a companhia acionou imediatamente seu plano emergencial”.
Além da falta de energia elétrica, moradores de Taboão da Serra continuam relatando problemas com a conexão de internet, uma vez que uma torre de celular caiu com a forte chuva, atingindo três casas, no Jd. Maria Luiza, região do Pirajuçara.
Apoio aos afetados
A Secretaria de Assistência Social de Cidadania está atendendo moradores de Taboão da Serra que precisam de ajuda após o temporal que atingiu cidade na última sexta-feira, dia 11. De acordo com a Prefeitura, as famílias que precisam de auxílio podem enviar mensagem para o WhatsApp (11) 91507-4178 ou ir presencialmente ao posto do Atende Centro.
Ainda de acordo com a Prefeitura. “a Secretaria de Assistência Social está visitando as áreas atingidas, realizando o cadastro das famílias e está fornecendo cestas básicas, colchões e kits de higiene. O Governo Municipal também adquiriu, em caráter emergencial, 1.400 telhas para distribuição à população”.
A Prefeitura também informou que , “as equipes de manutenção, junto com a Defesa Civil, têm trabalhado incansavelmente, dia e noite, para restabelecer a normalidade e solucionar os inúmeros problemas causados por esse desastre natural, como destelhamentos, quedas de árvores, falta de energia elétrica e alagamentos em diversas áreas do município”.
A Defesa Civil registrou mais de 100 chamados, dos quais mais da metade já foram atendidos, se acordo com a Prefeitura.
Abastecimento de água
Moradores também sofrem com o problema de água, uma vez que as bombas de suas casas e apartamentos não funcionam e não conseguem encher as caixas d’água.
Segundo a Sabesp, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra não enfrentam problemas com o abastecimento de água. Porém, moradores do Vista Alegre, em Embu das Artes, continuam sem o abastecimento de água.
A empresa orienta a todos moradores o uso consciente da água armazenada nas caixas residenciais em toda a Região Metropolitana, uma vez que o sistema de abastecimento é integrado.