Enel identifica mais de 200 fraudes e furtos de energia em Taboão da Serra no 1º trimestre
A Enel Distribuição São Paulo intensificou as ações de combate às fraudes e aos furtos de energia no primeiro trimestre de 2021. A distribuidora realizou somente em Taboão da Serra, 863 inspeções na rede elétrica do município. Nesse período foram constadas 220 irregularidades.
Nas 24 cidades onde a companhia atua, a Enel intensificou as ações de combate às fraudes e furtos de energia. No primeiro trimestre do ano, a distribuidora realizou 56.442 inspeções em sua área de concessão, crescimento de 8,3% na comparação com as 52.125 inspeções realizadas no primeiro trimestre de 2020.
A distribuidora conseguiu recuperar 16,86 milhões de kWh de energia furtada, o que representa uma expansão de 151% frente aos 6,71 milhões de kWh de volume de energia recuperado pela concessionária no primeiro trimestre de 2020.
O volume seria suficiente para abastecer 9.369 residências por um ano, com consumo médio mensal de 150/kWh. Entre os principais fatores que explicam o aumento no número de fraudes identificadas estão: mudanças em procedimentos operacionais internos, a ampliação das inspeções e a condição econômica, agravada pela continuidade da pandemia do novo coronavírus.
Maior município da área de concessão da distribuidora, São Paulo lidera o ranking de inspeções realizadas no primeiro trimestre de 2021, totalizando 41.343, com 6.998 irregularidades encontradas. A capital é seguida pelas cidades de São Bernardo do Campo,(1.733 inspeções e 236 irregularidades); Taboão da Serra (863 inspeções e 220 irregularidades), Embu das Artes (738 inspeções e 213 irregularidades) e Santo André (2.234 inspeções e 178 irregularidades).
Nos últimos meses, a Enel Distribuição São Paulo tem intensificado a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todos os seus municípios. Desde a aquisição da empresa pelo grupo Enel, a distribuidora tem investido em novas tecnologias, como um software com inteligência artificial que permite detectar de forma preventiva manipulações na rede elétrica e nos medidores. Esses investimentos têm por objetivo tornar mais eficaz o trabalho de combate às fraudes e furtos pelas equipes de fiscalização.
Furto de energia é crime
A distribuidora também realiza constantemente ações de combate ao furto de energia, por meio das inspeções de fraude, em parceria com a Polícia Civil. No primeiro trimestre deste ano, a empresa realizou 43 operações que resultaram em 27 pessoas detidas em flagrante.
A maioria delas aconteceu na região Leste da capital, representando 42% do total sw ocorrências, seguida pelas regiões Sul (26%), Norte (16%) e na Oeste (16%). As classes comercial e residencial são a maior fatia dos locais com furto de energia, sendo 63% e 37%, respectivamente.
As fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito anos de detenção. Além disso, também são cobrados dos fraudadores os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu a irregularidade, acrescida de multa. São igualmente delituosos tanto as pessoas que executam fisicamente a fraude nas instalações como também os titulares das contas de energia elétrica.
Além de crime, as fraudes e furtos contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico. Esse reconhecimento tem por objetivo compensar parte do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e cobrir os custos para identificar e coibir as irregularidades.
Outra consequência negativa das irregularidades é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.
Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.
Combate ao furto de energia
Consumidores podem ajudar a Enel Distribuição São Paulo no combate às fraudes e furtos pelos canais de atendimento da distribuidora. As denúncias podem ser feitas pelo site https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br/#/area-aberta/dinamico/denuncia-fraude ; pelo aplicativo Enel SP, que pode ser baixado gratuitamente pelo iOS (https://apple.co/2VpYh8q) ou Android (http://bit.ly/2VmOsIj), ou pelo 0800 72 72 196. A denúncia pode ser anônima, sem a identificação do consumidor.