Enel identificou mais de 300 ligações irregulares na rede elétrica de Taboão da Serra
No primeiro semestre deste ano, a Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica responsável pelo serviço em Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra identificou 1.243 ligações irregulares na rede das três cidades. No total, foram realizadas 10.809 inspeções.
No primeiro semestre deste ano, foram realizadas em Embu das Artes 4 mil inspeções e 489 irregularidades. Taboão da Serra teve 3.709 inspeções verificadas e 338 irregularidades. Já, no município de Itapecerica da Serra, foram 3100 inspeções e 416 irregularidades.
Levantamento interno da companhia aponta que com as ações desenvolvidas foi possível identificar 34.197 irregularidades nos seis primeiros meses do ano, um aumento de 62,3% em relação às 21.061 fraudes encontradas no mesmo período do ano passado.
Com isso, a Enel Distribuição São Paulo conseguiu recuperar 66,34 GWh de energia, o que representa um crescimento de 25,4% frente aos 52,9 GWh de volume de energia recuperado no mesmo período do ano passado.
O volume de energia recuperado pela distribuidora no primeiro semestre seria suficiente para abastecer cerca de 336.855 residências por um ano com consumo médio mensal de 150/kWh.
Segundo a distribuidor, entre os principais fatores que explicam o aumento do número de fraudes identificadas estão mudanças em procedimentos operacionais internos, a ampliação das inspeções e a piora na condição socioeconômica, agravada pelos impactos negativos da pandemia de Covid19.
Furto de energia é crime
A concessionária alerta que fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito anos de detenção.
Os consumidores podem ajudar a Enel Distribuição São Paulo no combate às fraudes e furtos pelos canais de atendimento da distribuidora. As denúncias podem ser feitas pelo site; pelo aplicativo Enel SP, que pode ser baixado gratuitamente pelo iOS ou Android, ou pelo 0800 72 72 196. A denúncia pode ser anônima.