Enfrentando a crise: empreender, inovar e treinar tem sido a chave mestra para manter os negócios vivos
O professor Allan Rangel na sede do Google, nos Estados Unidos
Por Allan Rangel
Em tempos de crise, a fórmula: empreender+inovação+treinamento tem sido a chave mestra não somente para manter os negócios vivos mas para driblar o desemprego!
Muitas pessoas encontraram a oportunidade nesse momento. É grande o número de empresas que estão abrindo as portas em São Paulo, mas é maior ainda o número dos que estão usando seus dons mesmo que na informalidade!
Além disso um mercado nessa era de tensão faz com que muitos empreendedores se preocupem mais com inovação tecnológica! Não é clichê continuar dizendo que quanto mais crise, mais oportunidades surgem.
Muitas pessoas conseguiram enxergar a oportunidade num momento como este e o sonho de empreender se tornou uma alternativa para esquecer o desemprego.
Em março de 2017, ano em que a crise teve sua marca de 24 meses, mais de 5mil novas empresas foram abertas no Brasil. Sem contar a informalidade que em várias áreas tem recebido milhares de pessoas, quer seja pelo desejo ou na maioria dos casos pela necessidade de sobrevivência.
Empreendedores
Quando o empresário Allan Rangel largou o emprego público em 2000 pra abrir a própria empresa, em 2008, nem ele nem ninguém podia imaginar a crise que estava por vir.
“Em 2007 não se comentava a crise. O que não foi de tudo ruim até porque quanto mais se fala nela pior é para o mercado em geral e isso teria feito eu ter medo e não investir mais. 2008 tive o maior pique, a maior vontade. Mas já em janeiro de 2009 eu senti.”
Allan não se preparou e a crise chegou. O maior cliente que representava quase metade do faturamento foi vendido para uma grande S/A e ele se viu perdido financeiro e emocionalmente falando. Sua empresa na ocasião quase quebrou e ele quase desistiu do seu sonho. Mesmo assim, professor Allan como é conhecido, superou não só a crise mas também o susto, investindo pesado em conhecimento como sempre gostou de fazer.
“Um Mestrado na Florida e a internacionalização de carreira com ajuda de um Coach me ajudaram muito na época. Ouvi de um professor a frase: ‘Em uma época em que muita gente está sendo demitida ou perdendo negócios, existem apenas dois caminhos: usar um lenço para secar o choro ou vender lenços. De que lado quer estar’? No mesmo instante outra aula com um Coach e ele afirma: ninguém muda ninguém se não mudar eu mesmo”.
Aquilo mexeu demais comigo!
Para complementar as despesas domésticas ou até mesmo do seu pequeno negócio de informática na época Allan se tornou professor universitário, o que faz até hoje mas com uma quantidade bem menor de carga horária pois lembra que é por paixão e prazer em conhecer sangues novos todos os dias e não mais pela necessidade.
“Sendo empreendedor eu posso sonhar o quanto eu quiser. Depende da minha força de vontade.” E claro, agora com muita cautela e propriedade de quem vivenciou uma crise há quase 10 anos atrás!”
Os erros trouxeram a ele um expertise diferenciado, como gosta de dizer!
A empresa de Allan é uma central de soluções completa onde pensando em tecnologia a pessoa lembra de ir até o “Guru” mesmo que não goste de ser lembrado assim é como muitos de seus clientes brincam e o chamam.
“A gente sabe que o mercado está desafiador mas para isso desta vez fui buscar inspiração no Vale do Silício ano passado antes que a ausência de inovação comprometesse de novo os resultados.”
Oportunidade
A crise está mudando o mercado e moldando novas pessoas. Mas se engana quem acha que isso é de todo mal. A frase que se encaixa perfeitamente nesta época é “Na crise que se cresce”.
“Na hora da crise é que a criação de novas ideias e ferramentas que impactam a vida das pessoas nascem. Então o desempregado tem essa saída. O empreendedorismo tem sido a saída para o desempregado e para aquele que não tem a perspectiva de um novo emprego.”
Se quiser saber mais sobre inovação
Tecnológica e como implantar na sua empresa ou ainda buscar inspiração para um novo negócio, Taboao da Serra será sede pela primeira vez da palestra:
Vale do Silício e o berço da inovação.
Além da palestra sobre as técnicas utilizadas pelas maiores empresas do Mundo, Allan Rangel Barros convidou seus parceiros especiais para exporem suas consultorias que o ajudam a se manter sempre no mercado digital em constante movimento!
E o melhor? Totalmente free em Prol social, pois eles contam em arrecadar no mínimo meia tonelada de alimentos! Basta que cada participante leve 2kg.
Inscrições com vagas limitadas pelo site: imersaonovale.com.br