Engenheiro Daniel continua com reorganização administrativa e cria três novas secretarias em Taboão da Serra

Prestes há completar dois meses no comando da prefeitura de Taboão da Serra, o prefeito Engenheiro Daniel continua com o projeto de reorganização da estrutura existente. Nesta terça-feira, dia 25, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o projeto que desmembra e cria três secretarias.
A justificativa apresentada pelo Executivo é que as novas pastas atendem a “exigências legais e das demandas municipais”. Foram criadas em Taboão da Serra as secretarias municipais da Mulher, do Turismo e do Meio Ambiente. Segundo o governo, essa adequação irá beneficiar a chegada de emendas dos governos Estadual e Federal.
Durante entrevista coletiva no início do mês, Engenheiro Daniel explicou para a imprensa que essa reorganização das secretarias irá beneficiar Taboão da Serra na obtenção de recursos. “Quando estive em Brasília vi a necessidade do governo ter essas pastas para ir atrás de recursos federais, estive com o Ministro do Turismo e podemos obter verbas para nossos projetos de forma mais rápida”.
O vereador Sandro Ayres destacou a criação da secretaria municipal das mulheres. “será importante na defesa dos seus direitos, que a política pública possa acolher de fato e aí a gente possa ter uma mulher técnica que possa fazer essas políticas públicas acontecerem. A gente sabe que tem a lei da Maria da Penha e a guarda guardiã, agora a polícia guardiã da mulher. A gente tem aqui os avanços das mulheres que tem o subsídio do aluguel quando é vítima de violência”.
Já a vereadora Joice Silva falou que o desmembramento das secretarias irão proporcionar novas oportunidades para Taboão da Serra. “A Secretaria de Turismo será de grande importância para a cidade, podendo trazer mais recursos, mais lazer, mais entretenimento. Estamos aqui do lado de Embu das Artes, que é uma cidade turística, e que nós podemos também transformar a nossa cidade num polo turístico e temos muita capacidade para isso e o nosso prefeito engenheiro Daniel já com uma visão futura traz essa secretaria hoje para o desenvolvimento da cidade”, disse.
Mudanças
A criação das novas secretarias também passa por uma ampla reformulação da sua composição, já que existiam vinculadas a outras pastas.
A secretaria municipal da mulher passa a contar com o departamento de enfrentamento à Violência à mulher; a divisão de apoio e acolhimento à mulher vítima de violência; divisão dos direitos da Mulher; departamento de autonomia econômica das mulheres, entre outras.
Já a secretaria municipal de turismo ficará responsável pelo fomento ao turismo; departamento de Parques e Praças Municipais, além das divisões administrativas, de apoio operacional e uma novidade, a divisão do Parque das Hortênsias.
A secretaria municipal de meio ambiente terá como função a Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental; Planejamento e Gestão Ambiental; Departamento de Fauna e Bem-estar animal; Gestão de Serviços e Planejamento e Controle.
As secretarias que sofreram alterações passam a ser identificadas pelas novas siglas SMH (Secretaria Municipal de Habitação), SEC (Secretaria Municipal de Cultura) e SMDHC (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania). Já as novas pastas recebem as siglas SMM (Secretaria Municipal da Mulher) SMI (Secretaria Municipal do Turismo) e SMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente).