Engenheiro Daniel diz que transição irá ajudar a conhecer a real situação financeira de Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
O prefeito eleito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel, comentou em suas redes sociais sobre o encontro com o prefeito Aprígio, que marcou o início oficial da transição de governo. “Esperamos que esta fase seja conduzida da melhor maneira possível, para que possamos conhecer a real situação financeira da cidade, as obras e convênios em andamento”, disse.
Segundo Daniel, a partir das informações solicitadas pela equipe de transição “realizaremos nosso planejamento estratégico para que a cidade funcione com a maior normalidade possível já nos primeiros dias de nossa gestão, em janeiro”.
O prefeito eleito mais uma vez reforçou seu compromisso com os moradores de Taboão da Serra “com a verdade, transparência e, principalmente, com a dedicação e o comprometimento necessários para transformar a vida da nossa população, construindo uma cidade melhor e mais justa para todos”.
Por fim, Daniel agradeceu o atual prefeito Aprígio e também ao secretario de administração, Júnior Eckstein, “que se prontificaram a dar todo suporte para uma transição segura e responsável a toda a população de Taboão da Serra”.
Engenheiro Daniel foi eleito no último dia 27 de outubro com uma votação histórica de 89.396 votos.
Troca de governo
O prefeito Aprígio, que deixa a prefeitura no dia 31 de dezembro, ressaltou que a transição é uma ferramenta democrática e necessária para “garantir que a nova gestão comece seu trabalho com todas as informações e o suporte necessários para atender nossa população com eficiência e transparência”.
De acordo com Aprígio, “durante o meu mandato, sempre disse a todos: ‘trate as pessoas como você gostaria de ser tratado’. Por isso, acredito que uma transição bem-feita é uma demonstração de respeito a todos os taboanenses e ao compromisso democrático e republicano que firmamos com cada cidadão”.
Participaram da reunião, que durou cerca de duas horas, o secretário de administração, Júnior Eckstein e o coordenador da equipe de transição, Adelço Bührer Júnior.
O processo de transição de governo começa oficialmente no dia 14 de novembro.
Equipe de transição
O prefeito eleito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel, nomeou na última quarta-feira, dia 7, sua equipe de transição que será composta por Adelço Buhrer Junior, homem de confiança, que coordenará os trabalhos, além de Paulo Silas Alvarenga de Melo, Dr. Joel de Matos Pereira e Eduardo Cristiano Rijo Pinto, conforme noticiou em primeira mão a Coluna Em Off.
Segundo apurou o Portal O Taboanense, os trabalhos da equipe de transição começam nesta semana e os primeiros pedidos que serão feitos pela equipe de Engenheiro Daniel serão referentes a contratos vigentes, principalmente na saúde e educação, que são de fornecimento contínuo, além de informações sobre funcionários e cargos ocupados.
Já Aprígio nomeou Wagner Eckstein Júnior como coordenador da transição por parte do governo. Além do secretário de administração, farão parte dos trabalhos Michelle Uchoa Schwartz (secretária de Gestão de Pessoas), Walter Tanoue Hasegawa Junior (atual controlador-geral do município), Laércio Calmon dos Santos (da secretaria de Finanças) e Valdir Torquato Carneiro (da secretaria de Administração).
A prefeitura de Taboão da Serra publicou nesta segunda-feira, dia 11, no Diário Oficial, o decreto para o início dos trabalhos de transição de governo. Segundo o documento serão ressaltados “os valores democráticos e republicanos em unir objetivos para uma transferência pacífica de gestão para o novo governo municipal”.
Segundo apurou o Portal, “a Equipe de Transição de Mandato terá acesso às informações relativas às contas públicas, inventário de bens, programas e projetos da Administração Municipal, convênios e contratos administrativos, bem como ao funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município e a relação de cargos, empregos e funções públicas, dentre outras informações”.
Além disso, importante ressaltar que a equipe de transição será recebida pelo atual governo, fornecendo informações sobre a real situação financeira de Taboão da Serra, uma vez que a “transição democrática de governo é o processo que objetiva propiciar condições para que o candidato eleito possa receber de seu antecessor dados e informações necessários à implementação de seu programa de governo, inteirando-se do funcionamento de órgãos e entidades que compõem a Administração local”.
Segundo informações extra-oficiais, a prefeitura de Taboão da Serra, sob gestão de Aprígio, deve cerca de R$ 200 milhões para fornecedores. Desde abril não realiza o pagamento para a Viação Pirajuçara para o programa Tarifa Zero, totalizando mais de R$ 17 milhões de dívida com a empresa.
A contribuição Patronal com a TaboãoPrev também não está sendo paga pelo governo Aprígio desde agosto. A dívida já chega a 35 milhões e deve aumentar em dezembro. Sem esse pagamento a prefeitura não irá conseguir renovar o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). Sem esse documento, a prefeitura de Taboão da Serra fica impedida de receber qualquer repasse do Governo Federal.