Entrevista: Anderson Nóbrega fala dos projetos para a secretaria de esportes de Embu das Artes
Em entrevista ao Portal O Taboanense, o novo secretário de Embu das Artes, Anderson Nóbrega, contou dos planos para sua gestão. Destacou que incentivar o esporte no município será uma das metas. Mudar o modelo de fazer esporte, não apenas o futebol, mas o futsal e outras modalidades, como as artes marciais, além da missão de tornar a cidade sede da Copa São Paulo, são alguns dos desafios.
Nóbrega chega ao cargo com uma bagagem expressiva no esporte. Ex-jogador de futebol e atualmente é presidente do maior clube de futebol da região, o Clube Atlético Taboão da Serra (Cats).
Ele garante que está preparado para o desafio, e desmente comentários que surgiram após o anúncio da sua nomeação, que ele seria “moeda de troca”, ou seja, que abriu mão de concorrer às eleições pela secretaria.
A nomeação será na quinta-feira, dia 19, às 15h, na Prefeitura de Embu das Artes. O presidente da Federação Paulista de Futebol Reinaldo Carneiro Bastos e o ex-jogador Neto, além de outros atletas, estarão presentes na cerimônia de nomeação.
Anderson, existem algumas críticas a sua nomeação, dizendo que ela faz pare de um acordo político. Você era cotado para disputar a eleição como deputado federal, porque abriu mão?
Anderson Nóbrega – A política é feita de acordos, e eu faço parte de um grupo político, mas não diria que minha nomeação fez parte de alguma acordo. Sobre minha pré-candidatura eu acho que esse não é o meu momento de sair por uma série de razões, algumas delas pessoais. Estou indo para a secretaria para fazer um trabalho no esporte de Embu das Artes, tornar a cidade referência tanto social como na parte competitiva. Mas nosso principal objetivo é formar cidadãos, que é o principal objetivo do esporte. E também formar atletas que possam disputar competições, olimpíadas, jogar em grandes clubes e até na seleção brasileira. Estou pronto para encarar mais esse desafio.
E como foi a sua indicação?
A gente já vinha conversando há meses, apresentei um projeto, algumas ideias e sugestões e a coisa começou a ganhar força, até que chegou o convite. Agradeço a confiança que o prefeito Ney Santos depositou em mim. Vou trabalhar em parceria com os funcionários que já estão lá, estou chegando para somar. Chego com muitas ideias, quero desenvolver um trabalho social nos bairros mais carentes da cidade. O governo que mais visibilidade para o esporte como forma de inclusão e é essa a minha missão. Colocar Embu no cenário esportivo competitivo, para que possamos em um período curta formar atletas que possam ser profissionais do esporte.
E qual será o seu plano de ação na secretaria?
A minha ideia é que a secretaria de esporte tem que se preocupar com três vertentes essenciais, união familiar, formar cidadão e depois a formação de atletas. Nós temos que fortalecer as artes marciais porque são as atividades que mais educam as pessoas. Vamos levar oficinas esportivas para os bairros. Fortalecer as escolinhas municipais, mas dando uma estrutura digna para a prática esportiva, as crianças e os jovens tem que ter alegria de ir treinar. Creio que se unirmos o trabalho social, com projetos profissionais teremos muito mais jovens buscando os centros esportivos.
As secretarias de esportes da região, com raras exceções, não tem muitos recursos, como pretende trabalhar?
Pretendo fazer parcerias sim. Acredito que trazer uma instituição, que em parceria com a prefeitura dará mais agilidade para dar os materiais e equipamentos necessários a prática esportiva. Mas precisamos de investimentos, vou conversar com o prefeito Ney Santos para que a gente tenha o mínimo necessário para que possamos implantar os projetos, o esporte precisa de recursos e vamos atrás deles.
Um dos sonhos do prefeito Ney Santos é levar a Copa São Paulo para Embu das Artes, você já sondou alguma coisa?
Esse é um grande desafio, tornar Embu das Artes sede da Copa São Paulo. As conversas estão adiantadas com a Federação Paulista de Futebol. Se isso acontecer, será necessário algumas melhorias do estádio municipal e o prefeito Ney Santos já se comprometeu a atender as exigências da Federação. A Copa SP é o principal torneio da categoria de base no Brasil, receber jogos do torneio será muito positivo para a cidade. Vamos nos empenhar para que isso aconteça.
Então a Copa São Paulo saíra de Taboão da Serra?
Não! Não vamos tirar o torneio de Taboão da Serra, o município já sediou a Copa São Paulo em 10 edições. A ideia é a região tenha duas cidades recebendo a Copinha. O Cats é muito forte na cidade, e vamos continuar recebendo a Copinha.
Muita gente diz que sua ida para Embu das Artes representa uma ruptura com Taboão da Serra, como você vê isso?
Minha relação com a cidade vai continuar sendo forte, sou daqui, tenho uma história em Taboão da Serra. Estou nesse momento aceitando um desafio, uma oportunidade que surgiu. Mas não fiz inimigos por causa disso, pelo contrario, recebi muito apoio. Não vejo esse estranhamento que algumas pessoas estão insistindo em colocar como verdade. Estou indo pro Embu para realizar um trabalho, nada que possa gerar uma crise política, longe disso.
E o que esperar da sua nomeação nesta quinta-feira?
É um orgulho assumir a secretaria de Esportes de Embu das Artes. Acredito que posso ajudar a cidade. O prefeito Ney Santos tem consciência que o esporte é uma importante ferramenta de transformação social. E juntos vamos trabalhar para tornar a cidade referência nesse quesito.