Entrevista: deputada Analice Fernandes fala sobre seu mandato, eleições e investimentos na região
Durante a inauguração da sede oficial do Corpo de Bombeiros a deputada Analice Fernandes (PSDB), conversou com a imprensa. No bate papo a deputada falou da importância do novo equipamento para a cidade, da parceria entre a Prefeitura de Taboão da Serra e Governo do Estado. E sobre as obras em andamento para a área da educação em Taboão, a Etec, com inauguração prevista para março, e as creches ainda em construção.
Em pauta também esteve a atuação dela nas demais cidades da região, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Vargem Grande. Também falou da presidência da Assembleia e da sucessão do governo do estado.
A seguir, a entrevista:
Inauguração de um importante equipamento para Taboão da Serra. Gostaria que a Sra. falasse do empenho do seu mandato e do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que destinou quase R$ 5 milhões de verbas para o Corpo de Bombeiros.
Analice Fernandes – Uma luta de muitos anos, que tivemos a participação da sociedade organizada, dos empresários, dos comerciantes da cidade, a OAB, a Câmara Municipal, uma luta muito antiga. Fizemos várias reuniões no Palácio do Governo, na Secretaria de Segurança, mas por conta dessa parceria, Governo do Estado e Prefeitura de Taboão, nós conseguimos viabilizar os recursos necessários para que nós tivéssemos o posto de Bombeiros de Taboão e mais esses equipamentos que não são baratos. Mas são equipamentos necessários para a atuação nas emergências do Corpo de Bombeiros. É uma alegria pra mim, para o nosso mandato, uma satisfação muito grande, é uma missão cumprida, um trabalho realizado, e eu agradeço imensamente ao governo do estado por essa parceria com o Fernando Fernandes.
Outra obra que deve ser inaugurada nos próximos dias deve ser a Etec, provavelmente em março. Qual a expectativa para os jovens de Taboão da Serra?
AF – Estou vendo nosso sonho realizado na inauguração dessa Etec, a cidade ganha, a região ganha. E a educação ganha, porque quem faz um Etec tem 98% de chance de garantia de emprego, e hoje em dia com essa crise que o Brasil atravessa, ter essa confiança e essa esperança é muito bom, principalmente para a juventude.
Uma das maiores demandas no município são vagas em creches. A Sra. conseguiu verbas para construir algumas creches com o Governo do Estado. Como estão as obras?
AF – Uma creche já foi viabilizada, já iniciou as obras, as demais por conta do plano que o FDE desenvolveu para todas as cidades, um projeto padrão, não foi possível ser implanta. Taboão, como o nome já diz, da Serra, é uma cidade acidentada, dificilmente aquela planta que o FDE destinou como padrão será implantada na cidade, mas nós não desistimos de trazer as outras creches/escolas para nossa cidade. É uma luta nossa, e vamos em frente com essa demanda.
O seu trabalho não é limitado a Taboão da Serra, também podemos ver sua atuação em Embu, Itapecerica, Juquitiba e em outras cidades da nossa região. Como a Sra. está trabalhando regionalmente? A Sra. viabilizou um Detran para Embu das Artes?
AF – Na verdade o Governo do Estado criou um projeto importante dentro do Detran, que o Detran é o âncora, mas a Prefeitura consegue levar todos os serviços para dentro desse único espaço. É o estilo de um Poupatempo, num porte menorzinho, e é chamado de Ganha Tempo. E todas as nossas cidades que tem o Ciretran vai poder trabalhar em parceria com o Detran e ter o Ganha Tempo. Uma das cidades que está bastante avançada é Embu-Guaçu, onde a prefeita já conseguiu um prédio para viabilizar e equacionar a instalação desse Ciretran e os serviços da Prefeitura, Itapecerica da mesma forma e nós estamos viabilizando agora na cidade de Embu das Artes. A cidade tem ganhado muito em qualidade com esses programas governamentais. Acho que nosso mandato tem esse objetivo, fazer a interlocução da região com o governador do estado. Eu trabalho com todas essas cidades e também estou caminhando para atuar na região de Cotia e Vargem Grande, levando esse serviço do Ganha Tempo e recursos e emendas parlamentares.
A Sra. Conseguiu outras verbas para Embu das Artes?
AF – O Embu das Artes recebeu um valor bastante significativo do DAD. É um recurso que vem para estâncias turísticas do nosso estado, e esse recurso, por conta do governo passado de Embu das Artes, havia praticamente sido perdido, e nós conseguimos, através de um trabalho muito sério do prefeito de Embu das Artes e do secretário municipal de Turismo avançar nessa questão, e Embu está ganhando esse recurso. Acho que nosso mandato tem essa finalidade, de resolver as demandas regionais.
A Sra. está no quarto mandato, vai disputar o quinto agora, em algum momento da sua trajetória política, imaginou que iria presidir a Assembleia, chegar a um ponto tão alto como deputada?
AF – Na verdade acho que todo parlamentar deve acalentar esse sonho, acredito que todos querem governar um dia, seja a Câmara Municipal, ou a Assembleia Legislativa ou a Câmara Federal. Claro que é um sonho de todos que trabalham no parlamento, E pra mim é claro que foi um privilégio muito grande, deu um trabalho enorme, porque ainda é um seguimento muito machista, onde as mulheres precisam trabalhar e retirar as demandas a fórceps porque é muito trabalhoso você articular nos bastidores de um seguimento que ainda é operacionalizado constantemente por homens. Mas graças a Deus fizemos um trabalho forte, firme e tem sido uma experiência bastante gratificante. Mas eu não desisto não, quem sabe agora no próximo mandato, nós vamos trabalhar para quem sabe chegar a presidência que é nosso sonho.
Sucessão do governo do Estado. Qual a sua opinião, quem a Sra. vai apoiar?
AF – O PSDB é o partido mais forte do estado de São Paulo. É um partido consolidado, e hoje em nível nacional, São Paulo tem o PSDB mais forte, e claro que o partido não vai permitir de forma nenhuma que se tenha um acordo em São Paulo. Eu acho que aqui, independente de qualquer questão, mesmo que ela seja maior em nível federal, que é o caso do candidato da presidência da república, São Paulo terá candidatura no PSDB. Acho legítimo, acho que o Márcio França pleiteie realmente ser candidato pelo PSB, faça suas articulações, mas o PSDB terá candidatura, tem hoje pré-candidatos, com nomes para ganhar as eleições, e acho que se nós tivermos a chance de convencermos hoje o prefeito de São Paulo para disputar as eleições para governo do estado, nós seremos vitoriosos mais uma vez.
Então a Sra. pretende apoiar o Dória caso ele lance o nome?
AF – Quero apoiar o João Dória porque acredito que sendo governador de São Paulo ele fará muito mais pela prefeitura do que como próprio prefeito. Acho que conhecendo hoje os problemas da Prefeitura, estando no Governo do Estado, ele vai poder colaborar e muito com a Prefeitura de São Paulo.
Deputada Analice, a Sra. acha que nos últimos sete, oito meses estará na oposição no Governo do Estado [o vice-governador Márcio França (PSB) deve assumir o governo depois que Alckmin se licenciar)?
AF – Eu tenho uma candidatura estabelecida, se o PSDB tiver candidato, o meu candidato é tucano. Eu jamais como partidária, como do PSDB vou negligenciar e apoiar outra candidatura. É até compreensível que o Márcio França faça todo essa pressão hoje para ter um grupo de aliados somando a candidatura dele, mas eu acredito na possibilidade da vitória do João Dória. Acho que se o João Dória realmente aceitar o convite que a Assembleia Legislativa está fazendo a ele nesse momento, eu acho que não tem candidato nenhum para bater João Dória. Acho que ele é competente, preparado, ele tem ingredientes fortíssimos, uma pessoa honesta, com habilidade e capacidade para assumir o governo do estado. Então eu aposto no João Dória.