Episódio da série Black Mirror, da Netflix, usou Itapecerica da Serra como cenário
A cultuada série Black Mirror teve um episódio da quinta temporada gravado em São Paulo; Itapecerica também foi cenário para a produção
Uma das séries mais aclamadas, a Black Mirror, da Netflix, usou a cidade de São Paulo e o Templo Kinkaku-ji, em Itapecerica da Serra, como cenário de suas filmagens. O episódio Striking Vipers, o último da quinta temporada, já está disponível na plataforma.
No Twitter, fãs descreveram cada cena e os locais onde foram filmadas. Na primeira luta o cenário foi filmado no Kinkaku-Ji. O plano de fundo é o próprio templo, mas a cenografia do seriado produziu uma estrutura vermelha, um pavilhão japonês, com um pavimento de pedras.
Uma dúvida entre os fãs, que pelo menos por enquanto não será revelada pela produção, é se esse cenário foi construído de verdade ou s foi criada digitalmente. A gravação aconteceu entre março e abril de 2018.
Segundo o site Omelete, especializado em críticas de filmes e seriados, na trama, dois antigos colegas de longa data se reencontram após mais de uma década separados. Lembrando dos dias de faculdade, Karl presenteia Danny com uma cópia do título mais recente de Striking Vipers, franquia de jogos de luta que imita Street Fighter, só que completamente em realidade virtual. E é aí que o templo Kinkaku-Ji entra como cenário.
No elenco estão os atores Anthony Mackie (Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato), Yahya Abdul-Mateen II (Aquaman), Nicole Beharie, Ludi Lin (Power Rangers) e Pom Klementieff (Guardiões da Galáxia).
Além de Itapecerica da Serra, o seriado todo se passa em São Paulo, apesar de não haver nenhuma menção direta a cidade no episódio. Os lugares que receberam as filmagens vão desde a avenida Paulista, passando pelo Edifício Louvre na Av. São Luís, o viaduto Santa Ifigênia, as avenidas das Nações Unidas e o edifício Copan.