Equipe russa de futebol de salão termina pré-temporada em Taboão da Serra
Os russos vieram, jogaram e gostaram do que viram. A vinda do Almaz Alrosa, à Taboão da Serra aconteceu via Pequeninos do Jockey; aqui representado pelo esportista Gomes. O time pertence à 1ª divisão do futebol de salão da Rússia e veio para esta curta viagem com a delegação sub-20. O objetivo é pegar experiência e maturidade com o futsal pentacampeão do mundo.
Antes, os visitantes do leste europeu enfrentaram Cubatão e perderam por 7 a 5. Contra a Hebraica foram goleados em 6 a 1. E frente a AABB caíram por 5 a 3. Encerrando a breve passagem estiveram no ginásio municipal Ayrton Senna, segunda feira, às 20 horas, onde travaram boa partida contra a equipe taboanense do Novos Talentos.
A primeira etapa foi cadenciada. Toques de bola, rolinhos, a rapaziada da serra mostrando técnica tentando colocar os russos pra dançar. Ao final dos 20 minutos, Jessé e Danilo haviam chacoalhado a malha da gaiola. Sendo que Lupashkin Alexey descontou para o Almaz.
No segundo tempo o jogo ganhou movimentação. De novo, Lupashkin Alexey deixa tudo igual, 2 a 2. Em jogada ensaiada, Shuvalay Konstantin serve Ganilenko Vikton que fuzila, 3 a 2.
Os Novos Garotos chegaram a sexta falta acumulada e num lance livre Gorshkov Sergey, depois de tomar dez metros de distância, correu e bateu forte, 4 a 2.
Um momento que causou risos na platéia ocorreu quando o jogador Ganilenko Vikton tomou uma bolada. Estendido no chão, aos gritos de “putz, putz”, socou o chão várias vezes até ser atendido e levado para fora da quadra.
O quinteto dirigido pelo Gomes fez 4 a 3, com Bruno acertando um forte bico na gorduchinha. Faltando dez minutos, Leandro iguala o marcador, 4 a 4. Em uma bela jogada Leandro serve Jessé que habilmente tocou o vira no canto, 5 a 4. Em seguida, Danilo invade e acerta a bomba no alto, 6 a 4.
A reação russa começou pela esquerda. Kaspiravich Alexey investiu a bicuda e diminuiu 6 a 5. A igualdade surgiu com a boa jogada de Garnilenko, ele enfiou na medida para, outra vez, Kaspiravich Alexey, de carrinho, empurrar a bola para dentro do gol, 6 a 6.
Demonstrando gás e maior apetite, o Almaz Alrosa reiniciou o vira-vira: Ganilenko Vikton desvia de cabeça e engana o goleiro William, 7 a 6. Faltando 4 minutos, Lupashkin Nikolay complementa com categoria ao fundo da malha da gaiola, 8 a 6.
O Novos Talentos, ainda tentou reagir e partiu para o sufoco. Danilo acende e encosta 8 a 7. Nos últimos segundos, Leandro acertou a bola na trave, assustando a comitiva russa. Veio o apito final e os visitantes fizeram a maior festa com a suada e única vitória desta proveitosa turnê ao solo paulista.
Levando saudades de Ubatuba
Após a partida conversamos com o capitão Lupashkin Nikolay, do Almaz Alrosa. Perguntado sobre quais craques brasileiros conhecia, respondeu que, hoje, na Rússia, jogam muitos jogadores do Brasil. Falou de Wagner Love, mas, principalmente, lembrou de Kaká, Serginho, e os Ronaldos. Contou que a pré temporada foi benéfica e a cidade de São Paulo interessante, sendo o povo hospitaleiro. Mas que leva saudades das praias de Ubatuba: “A praia de Ubatuba é maravilhosa. O sol bom demais. Nessa época, na Rússia, é muito frio. Não dá para tomar banho de mar.”
Equipes:
Almaz Alrosa
Martinon Ivan, Kaspiravish Alexey, Muska Andrey, Lupashkin Nikolay, Shamarin Andrey, Shuvalay Konstantin, Gorshkov Sergey, Sharapon Eugeny, Ganilenko Vikton, Romasko Sergey, Sorokin Mikhail, Nikitin Vadin Comissão Técnica: Denison Alexey, Turanov, Santos Anatoly
Novos Talentos
Vinicius, Danilo, Leandro, Bruno, Luiz, Jessé, Diego, Lucio e Felipe Comissão Técnica – Gomes, Bill e Adriano
› O texto segue as regras ortográficas da língua portuguesa vigente na época da sua publicação