Equipes da Rota reforçam patrulhamento ostensivo em Taboão da Serra
Taboão da Serra passa a contar com um reforço no combate à criminalidade, policiais da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota, estão fazendo patrulhamento ostensivo na cidade. O objetivo é aumentar a sensação de segurança da população e além, de combater, inibir a ação de criminosos.
O secretário-adjunto de Segurança de Taboão da Serra Tenente Dacal disse à reportagem do Portal O Taboanense que o reforço da Rota no patrulhamento da cidade acontecerá esporadicamente.
“O patrulhamento será esporádico, de acordo com o planejamento deles [Rota]. Devido ao bom relacionamento que temos, eles vão dar assistência ao município”, disse Dacal.
O Tenente ainda explicou que o “o Comandante da Rota é o responsável por planejar o policiamento”, ele havia o “índice de necessidade, de criminalidade”.
Durante o período que estiveram na cidade, a equipe da Rota conheceu o Centro Operação e Inteligência (COI) da GCM de Taboão da Serra. “Eles foram conhecer o COI, o sistema ‘Muralha’, que é muito eficiente. É um sistema magnífico. Ele nos alerta sobre os veículos roubados que entram na cidade, nos ajuda no combate à criminalidade. Nosso sistema é eficiente e exemplo para outras cidades que querem conhecer para implantar”, ressaltou.
COI
COI funciona por meio de 50 câmeras de alta resolução instaladas em locais estratégicos da cidade e, por ter seu sistema conectado com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, consegue identificar também veículos usados para a prática de crimes em outros municípios de São Paulo. Além de trabalhar em conjunto com a GCM, as câmeras de videomonitoramento também são usadas para orientar agentes de trânsito e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sobre locais de ocorrências. O COI opera todos os dias, por 24 horas, ou seja, de forma ininterrupta.