Escola de Taboão da Serra vira reportagem na Revista Nova Escola
Um trabalho pedagógico realizado na EMEF professora Dalva Barbosa Lima Janson, no Jardim Salete, virou reportagem da edição de novembro da Revista Nova Escola. Com o título “Dia de festa também é dia de aprender”, a repórter Cristiane Marangon mostra a importância da função educativa nos festejos escolares.
Na EMEF Dalva, as datas comemorativas são organizadas de acordo com os conteúdos trabalhados, fortalecendo o aprendizado. A decoração da Festa Junina, por exemplo, foi feita com a produção do trabalho de Educação Artística. Os alunos estudaram a vida e obra de Alfredo Volpi e prepararam releituras com base nas famosas bandeirinhas, uma das marcas do pintor. O trabalho pedagógico serviu de decoração na festa Junina da escola e valorizou a produção dos alunos.
Outro exemplo levantado na reportagem foi à festa do Folclore. A professora da 1a série, Silvia Pelizaru Rezende, trabalhou desde o início do ano, com parlendas e trava-línguas, que são importantes na alfabetização. As crianças confeccionaram personagens do folclore com sucatas e produziram um livro coletivo com textos e ilustrações baseados em lendas. O resultado foi apresentado na Festa do Folclore em agosto.
“Ficamos muitos felizes em ver nosso trabalho reconhecido na revista Nova Escola. Hoje, graças aos constantes cursos e incentivos da Secretaria de Educação e Cultura, toda a Rede Municipal realiza um excelente trabalho pedagógico”, salientou a diretora da EMEF, Claudia Fernandes da Silva.
Feira de Ciências
Quem quiser conhecer um pouco do trabalho desenvolvido na EMEF professora Dalva Barbosa Lima Janson pode conferir, nesse sábado, 20 de novembro, das 10h às 14h, a Feira Cultural. A feira contará com experiências sobre o ar, ótica, eletricidade; sarau; apresentações de danças folclóricas; teatro; maquetes, trabalhos sobre a consciência negra e feira do livro, com produções dos alunos.
› O texto segue as regras ortográficas da língua portuguesa vigente na época da sua publicação