Escolas estaduais da região estão com matrículas abertas para cursos de EJA do 2º semestre
Cadastro de jovens e adultos pode ser feito em qualquer escola estadual para alunos com idade mínima de 15 anos
O cadastro pode ser feito em qualquer escola da rede estadual. O início do 2º semestre está marcado para o dia 31 de julho
As escolas estaduais da região estão com matrículas abertas para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 2º semestre, destinados aos cidadãos que estão fora da idade escolar e pretendem retomar os estudos.
Atualmente as Diretorias de Ensino de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra contam com cerca de 3 mil alunos de EJA matriculados nas escolas das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu e São Lourenço da Serra. Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2019.
O ciclo referente ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com duração de quatro semestres, é aberto a estudantes com idade mínima de 15 anos. Já o Ensino Médio (1ª a 3ª série) está voltado a candidatos acima de 18 anos e pode ser concluído em três semestres.
Para inscrição, o interessado deve apresentar documento de identidade (certidão de nascimento e RG) e comprovante de residência e, se houver, o histórico escolar. No caso de alunos com menos de 18 anos, o cadastro deve ser feito pelos pais ou responsáveis. Na EJA, o projeto pedagógico prevê, além do currículo oficial, atividades que dialoguem com a vida profissional e cotidiano dos alunos. O início do segundo semestre na rede estadual está marcado para o dia 31 de julho.
O cadastro pode ser feito em qualquer escola da rede, porém é necessário estar atento, pois a unidade em que ocorrerão as aulas pode ser outra. Por isso, é indicado que, uma semana antes do início das aulas, o aluno retorne à escola em que foi feito o cadastro para confirmar horário e endereço de onde irá estudar.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado, as vagas tanto para o ensino fundamento como para o médio são ofertadas de acordo com a demanda da região. Mesmo que determinada escola não tenhas os cursos, se houver grande procura, a secretaria abre uma sala do curso para atender a demanda.