“Espetáculo ‘Flores nas Escolas’ é apresentado nas escolas de Embu das Artes
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Flores do Mulungu é um grupo de pesquisa e difusão da cultura popular afro-brasileira, que atua na cidade de Embu das Artes há 16 anos, tendo em sua composição uma maioria de artistas mulheres sob orientação rítmica de mestre Carlos Caçapava e coreografia de Karla Magalhães. Contemplados pela Lei Paulo Gustavo, o grupo traz como contrapartida o projeto “Flores nas Escolas”, que apresentará parte de seu repertório no sábado, dia 25, na Escola Municipal Astrogilda de Abreu Sevilha, localizada na Rua São Rafael, 59, Pq. Jane, Embu das Artes, as 11h, como parte do programa “Escola da Família”.
Com foco no território norte e sudeste brasileiro, trazendo as manifestações “Cafezal”, “Samba de Terreiro” e o “Cacuriá”, o Flores compartilha as lutas e festejos do povo negro e indígena em contextos de violência escravagista colonial e moderna. A riqueza das letras, dos ritmos, da expressão corporal e elementos presentes nos adereços e no figurino revelam a história de expertise ancestral brasileira em manejar a terra, saberes populares sobre os alimentos que nos nutrem e são, ainda hoje, fundamentais fontes da economia nacional, a potência comunitária e outras muitas ferramentas de sobrevivência e de resiliência em meio à opressão de seu tempo.
“Flores nas Escolas” contemplará também uma palestra ilustrada de mestre Carlos Caçapava para educadores da rede pública de Embu das Artes para o aprofundamento teórico nas manifestações realizadas.
A cultura popular é herança de alegria, força e sabedoria presentes na resistência de nosso povo.
Conheça mais sobre o grupo e acompanhe a programação através do Instagram @floresdomulungu.