Está finalmente ficando mais fácil de começar um negócio no Brasil?
A criatividade do brasileiro em tempos de adversidade econômica é uma característica há muito tempo conhecida no país. Hoje, o número desses jovens empreendedores tem aumentado. Por um lado, este é um reflexo do alto número de desemprego, mas por outro a oportunidade de crescimento e a chance de influências a economia do país.
No último relatório do Banco Mundial o Brasil ganhou algumas posições no ranking de países com maior número de empreendedores. Apesar de parecer que o cenário é favorável para iniciar um negócio no país, há muito mais que ainda precisa ser feito para melhorar sua reputação frente aos investidores e aumentar as chances de permanência das startups no mercado. Um dos pontos mais importantes são as reformas que envolvam a reavaliação das taxas cobradas, que confere ao país um alto índice de insucesso entre pequenos empresários.
O sistema tributário brasileiro é conhecido mundialmente por sua complexidade, o que dificulta o cumprimento de obrigações básicas por parte de pequenas empresas que já iniciam com altíssimos custos para cumprir a legislação. As barreiras para negociações com países estrangeiros é outro ponto que gera empecilhos ao estabelecimento de startups, o que poderia aumentar a produtividade e o crescimento do país em momentos de crise econômica.
Vias de mudanças
As microempresas no Brasil são responsáveis atualmente por mais de 50% dos empregos formalizados no setor privado. Este simples dado mostra a potencialidade do setor para recuperar o país da crise econômica que assola os brasileiros nos últimos anos. Entre os progressos mais importantes para os microempresários, está a possibilidade de licenciamento online, reduzindo os custos e o tempo para abertura de empresas em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, tornando a importação de mercadorias mais rápido e aumentando a confiabilidade em todas as etapas do processo.
Em meio a alguns progressos, o Brasil ainda tem uma jurisdição complexa, como apontou o Índice Global de Complexidade de Negócios 2021. O sistema de governança é um dos principais entraves, já que autoridades federais, estaduais e municipais têm poder legislativo significativo e as empresas devem se registrar nos três níveis de governo. Ainda assim, o país se mantém como um território economicamente atraente para os investidores sendo a 12ª maior economia do mundo em Produto Interno Bruto e com crescimento ativo nos últimos anos.
Por onde começar
Algumas etapas para o estabelecimento de um negócio são importantes e indispensáveis para tornar todo o processo de instauração de uma startup mais efetivo. Ter um planejamento a curto e longo prazo é uma das etapas mais importantes apontadas por especialistas. Isto significa que você precisará de metas e objetivos claros para não perder o foco e fazer sua empresa prosperar.
Ser visto em meio as redes é um passo indispensável também. A https://businessnamegenerator.com/pt-br/ vai te ajudar nesta etapa. Palavras-chave que destaquem a sua marca em poucos segundos são essenciais eu um mundo onde muitas opções estão disponíveis à distância de um clique. Assim, não haverá dúvidas de que a prosperidade e o sucesso são os caminhos para o futuro da sua empresa.