Estação Giovanni Gronchi recebe o “Cantinho do Desabafo” nesta terça-feira
Voluntários do Projeto Help distribuirão mensagens de apoio e conversarão, em área reservada, com quem sentir necessidade de se abrir
Voluntária do projeto Help em atendimento
Nesta terça-feira, dia 21 de dezembro, voluntários do Projeto Help estarão na Estação Giovanni Gronchi para atender pessoas que buscam apoio emocional no “Cantinho do Desabafo”. No espaço, localizado numa área reservada, os voluntários praticam a escuta fraterna: ouvem, sem julgar, quem deseja se abrir sobre seus problemas.
A iniciativa, realizada em parceria com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, integra a campanha “Sua saúde mental é essencial”, desenvolvida ao longo do ano. Na estação, os voluntários também distribuem folhetos com mensagens positivas e de incentivo à vida. Para quem deseja um outro tipo de atenção, é disponibilizado um telefone para contato: (11) 4200-0034.
A parceria entre o projeto e a ViaMobilidade teve início em 2019. Desde então, a procura pelo “Cantinho do Desabafo” cresceu de forma expressiva.
Carlos Eduardo Ferreira de Souza, o Cadu, coordenador do Projeto Help, grupo criado em São Paulo há mais de 10 anos, ressalta que a pandemia intensificou a busca por apoio emocional. “Em algumas estações, com mais movimento, chegamos a receber em média 70 pessoas numa tarde”, afirma. As festividades de Natal e de fim de ano são momentos delicados para muitas pessoas, daí a importância de proporcionar um atendimento neste período.
“A concessionária está atenta aos desafios enfrentados neste contexto, e reconhece que o acolhimento é essencial e pode salvar vidas”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade.
Serviço:
Campanha Sua Saúde Mental é Essencial — “Cantinho do Desabafo” – das 14h às 16h.
Terça-feira, dia 21 de dezembro – Estação Giovanni Gronchi da Linha 5-Lilás