Estado amplia em 15 escolas para o ensino integral em Taboão da Serra, Embu e região
A Escola Estadual Antonio Inácio Maciel, no Jd. Maria Rosa, em Taboão da Serra
Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oficializou a entrada de 15 novas escolas da região no Programa de Ensino Integral (PEI) para o ano letivo de 2023. Taboão da Serra terá cinco escolas integradas no projeto, Embu das Artes cinco, Itapecerica da Serra duas, Embu-Guaçu também duas e Juquitiba, uma.
Em Taboão da Serra passam a fazer parte do Programa de Ensino Integral as escolas estaduais Inácio Maciel, Deonel Nicodemos Eller, Fernando Milano, João Caly e Maria Catharina Comino. Em Embu das Artes, as escolas escolhidas são: Marlene Aparecida Maia Olberg, Nelson Antônio do Nascimento Júnior, Paula Chagas Nogueira, Amélia dos Anjos Oliveira e João Luiz de Oliveira.
Itapecerica da Serra terá duas escolas integradas ao PEI: Antonio Florentino e EE Eduardo Roberto Daher. Já Embu-Guaçu terá as escolas Professora Loris Nassif Mattar e Mario Francisco de Amorim em período integral e Juquitiba a EE Professora Eliana Fischer Bambi Delfino Pinto.
Até o início da atual gestão, o Estado contava com 364 unidades funcionando em tempo integral (6% da rede) e agora serão 2.311 (44% da rede).
“Essas 261 novas escolas terão educação e aprendizado em dobro para os estudantes. Isso completa um ciclo desse governo que saiu de 100 mil alunos em 2019 para mais de 1,2 milhão de alunos no ano letivo de 2023. Foi um enorme esforço feito pelo Governo do Estado e pela rede estadual de educação para que a gente pudesse alcançar esse número”, disse o governador Rodrigo Garcia.
Com a ampliação, o número de vagas neste modelo de ensino foi multiplicado por dez nesse período, passando de 115 mil para mais de 1,2 milhão. Presente em todas as 91 Diretorias de Ensino do Estado, o Programa de Ensino Integral alcança 492 municípios paulistas e propicia um aumento expressivo na proficiência dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa, por exemplo.
Recente pesquisa do Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) mostrou que estudantes do 3º ano das escolas PEI analisadas obtiveram 14,1 pontos adicionais em Matemática e 10,2 em Língua Portuguesa na escala SARESP. Considerando que um estudante típico aprende ao longo do Ensino Médio o equivalente a 15 pontos na escala SAEB em Matemática e 20 pontos em Língua Portuguesa, de acordo com uma pesquisa do professor Ricardo Paes de Barros, pode-se concluir que o estudante do PEI teve quase três anos letivos adicionais de aprendizagem em Matemática e um ano e meio em Língua Portuguesa do que teria caso sua escola não tivesse se tornado integral.
O programa também é um importante aliado para a redução da evasão escolar. Para escolas estaduais do PEI, a taxa de evasão foi 10,6 p.p. menor se comparada às escolas regulares. O impacto é ainda maior para jovens com atraso escolar, em que a taxa de evasão foi 19,4 p.p menor.
O estudo revela ainda que os resultados são ainda mais expressivos em escolas que aderiram ao modelo PEI há mais tempo. Alunos que frequentaram por pelo menos três anos o ensino médio integral têm mais do que o dobro de aprendizado em Matemática e 73% a mais em Língua Portuguesa do que um estudante típico desta etapa.
“Alguns estavam receosos, mas hoje eles já mudaram de ideia, mesmo sem o ensino integral ter iniciado ainda, isso porque a escola já está se preparando para 2023 e toda comunidade está vendo como o PEI vai ser bom”, conta a diretora da Escola Estadual Professor Nathanael Silva, em Várzea Paulista, Sueli Lourdes da Silva.
Renovação da Frota Escolar
Na ocasião também foram entregues 118 ônibus escolares para municípios paulistas. O investimento ultrapassa R$ 28 milhões. Os veículos têm capacidade para transportar 29 estudantes, cada.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo entregou em novembro dois veículos destinados à área da Educação para municípios da região. Juquitiba e São Lourenço da Serra foram contempladas com micro-ônibus, modelo ORE 1, que têm capacidade de transportar 29 pessoas e o valor de cada um é de R$ 237,8 mil.
“É muito importante que os prefeitos sejam parceiros nas políticas públicas. As prefeituras nos apoiam no transporte dos nossos alunos, então essas entregas não beneficiam só os alunos da rede municipal, mas também os da rede estadual”, destacou o secretário da Educação, professor Hubert Alquéres.
Esta é a oitava entrega do montante adquirido em 2021, mas que só começou a ser entregue pelas montadoras em 2022, de forma fracionada. Ao todo, foram investidos R$280 milhões na aquisição dos 1.089 veículos, sendo 970 ônibus, com investimento de R$251,3 milhões e 119 caminhões frigoríficos, com investimento de R$29,1 milhões. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado.