Estado diz que todos os lotes de vacinas são distribuídos dentro da validade
Segundo o governo, os municípios são orientados a verificar data de validade antes do uso do frasco de uma vacina
A secretaria de estado da Saúde informou em nota ao Portal O Taboanense, que todos os lotes da vacina AstraZeneca foram distribuídos dentro do prazo de validade. E que a pasta orienta os municípios sobre a aplicação da vacinação contra a covid-19 e a importância da verificação da data de validade antes do uso do frasco de uma vacina, inclusive com documentos técnicos com todas as condutas necessárias.
A secretaria ainda informou, que foram identificados, através da plataforma VaciVida, 4.772 registros em 315 municípios. “Por meio da plataforma VaciVida, sistema online que permite o monitoramento dos vacinados, a Secretaria de Estado identificou 4.772 registros em 315 municípios que sugerem aplicações dos imunizantes da AstraZeneca após o vencimento”.
Segundo a secretaria de Saúde, as prefeituras, que são as responsáveis pela aplicação das vacinas, estão sendo informadas para realizar busca ativa desta população.
“Cada prefeitura pode consultar os dados da sua cidade no VaciVida e identificar o munícipe que eventualmente tenha recebido uma vacina vencida. Caso seja uma situação de erro de digitação do lote ou de data de aplicação, os municípios também podem realizar a correção na plataforma.”, esclareceu.
Caso seja constatada a aplicação de uma vacina fora da validade, a secretaria da Saúde, ressalta que “o caso deve ser avaliado individualmente para definição da conduta apropriada definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)”.
Quem tiver dúvida com relação a validade do imunizante da AstraZeneca que recebeu deve procurar a unidade de saúde em que foi vacinada. Além disso, se o cidadão identificar uma data ou lote divergente da carteirinha em papel em relação ao digital, deve procurar o serviço municipal para emissão de um novo documento impresso.
Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou em nota, que não participa da logística de aplicação de imunizantes e que não recebeu pedido de análise sobre a ampliação do prazo de validade ou foi consultada sobre a aplicação do produto fora do prazo definido em bula da vacina da AstraZeneca.
“A agência atua na avaliação da qualidade, segurança e eficácia das vacinas e das condições de fabricação das empresas envolvidas na produção tanto do insumo farmacêutico ativo quanto do produto acabado”, esclareceu em nota.
E concluí, “os dados de qualidade, segurança e eficácia avaliados pela Anvisa se referem ao produto dentro de sua validade aprovada. Vacinas com prazo de validade expirado não têm garantias de eficácia e segurança”.