Estado: Governo de SP anuncia fim da quarentena a partir de 17 de agosto
Governador do Estado de SP, João Doria
Se a contenção da pandemia e os reflexos da vacinação continuarem positivos, o Governo do Estado planeja avançar da fase de transição para a etapa de retomada segura a partir de 17 de agosto, ou seja, São Paulo não terá mais restrições ao funcionamento do comércio. O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira, dia 28, durante coletiva de imprensa.
A partir da segunda quinzena de agosto, a expectativa do Governo é eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas com manutenção das regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene.
Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios, entre eles Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. As prefeituras vão manter autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar tiverem piora.
Em 1º de agosto, haverá uma flexibilização importante na quarentena. A ocupação dos estabelecimentos será de 80%, com possibilidade de funcionamento até a meia-noite. Atualmente é possível operar até 23h, com 60% da capacidade.
“São Paulo teve uma queda substancial de casos, internações e, felizmente, de óbitos, porque aqui seguimos protocolos de saúde e a orientação da medicina”, declarou o governador João Doria.
Indicadores de saúde
De acordo com o Governo, São Paulo vem registrando quedas sucessivas nas internações de pacientes com coronavírus em enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa estadual de ocupação de leitos de UTI COVID-19 está em 54% e, na Grande São Paulo, o índice é ainda mais baixo e está em 49,64%.
Vacinação
De acordo com o vacinômetro, cerca de 76% dos adultos com mais de 18 anos já foram imunizados com a 1ª dose até 11h45 desta quarta, dia 28, em todo o Estado. A aplicação da 2ª dose ou da dose única da vacina atingiu apenas 20,98% da população adulta. Para que a proteção seja mais eficaz, é necessário que o esquema vacinal esteja completo.
Doria também anunciou a antecipação do calendário de vacinação contra a covid-19 no Estado. A conclusão da imunização dos adultos deve ocorrer em 16 de agosto, quatro dias antes da previsão anterior.
Quem tem entre 28 e 29 anos poderá se vacinar a partir desta sexta-feira (30). Quem tem entre 25 e 27 anos poderá se imunizar a partir de 5 de agosto. As pessoas com idades entre 18 e 24 anos serão vacinadas a partir de 10 de agosto. Até 16 de agosto toda a população adulta de São Paulo deverá ter recebido pelo menos a primeira dose.
De acordo com o governo, a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos será antecipada para 18 de agosto. A partir desta data, começa a vacinação de quem possui deficiências, comorbidades, gestantes e puérperas. Este grupo deve ser inteiramente vacinado com pelo menos uma dose até o dia 29 de agosto.
Entre 30 de agosto e 5 de setembro será a vez dos adolescentes sem comorbidades que têm idade de 15 a 17 anos. Os que têm de 12 a 14 anos serão imunizados no período de 6 a 12 de setembro.