Estudo com moradores de Embu das Artes será apresentado em congresso nos Estados Unidos
Confira os resultados da pesquisa que mediu o risco cardiovascular da população da cidade
Entre os dias 6 e 8 de abril, a Libbs Farmacêutica vai apresentar no congresso American College of Cardiology, na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, os resultados do Estudo Epidemiológico do risco cardiovascular da população de Embu das Artes. Com o nome “8 Pontos para a Saúde do Seu Coração”, a pesquisa faz parte da causa Cuidados pelo Coração e foi realizada pela Libbs, com apoio da prefeitura de Embu das Artes e da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), em agosto de 2023. Participaram do estudo 1.017 moradores da cidade onde está situado o parque fabril da farmacêutica.
O objetivo da pesquisa era avaliar o impacto dos hábitos relacionados a alimentação, prática de atividade física e horas de sono na saúde do coração dos participantes. Com esses dados, foi possível traçar um panorama de todo o município, o que pode ajudar a secretaria de saúde de Embu das Artes a desenvolver ou melhorar políticas públicas de saúde para atender seus 250.691 habitantes.
“Os hábitos de vida, como alimentação e prática de atividade física, por exemplo, são fatores importantes para a saúde do coração. Este estudo traz achados importantes que ajudam a entender melhor a saúde da população de Embu das Artes, indicando caminhos para uma política pública alinhada com as necessidades desse público”, explica Lara Lopes Facó, coordenadora de Informações Médicas da Libbs.
Confira os resultados
– 38,3% da população do estudo apresenta sobrepeso e 33,6% têm algum grau de obesidade. Estes resultados estão em linha com projeção realizada por pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que estima que 68,1% da população brasileira está com sobrepeso e 30% com algum tipo de obesidade.
– 28,8% da população tem pressão alta
– Os resultados dos exames indicaram risco aumentado para diabetes em 54,7% dos participantes do estudo.
– Alimentação inadequada e sedentarismo contribuem para este resultado.
– 64,4% não pratica atividade física com regularidade e somente 27,8% pratica de 3 a 4 vezes por semana. O número é bem menor que a média para o estado de São Paulo: estudo divulgado em novembro de 2023 pela Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) mostrou que 56% da população faz algum tipo de atividade física. De acordo com a OMS, é recomendado pelo menos 150 minutos de atividade leve ou moderada por semana.
– O consumo de frutas e verduras também não é um hábito dos embuenses-das-artes. 57,7% dos entrevistados afirmaram ingerir menos de duas porções deste tipo de alimento por dia e somente 8,1% afirmou que consome 4 ou mais porções por dia. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 400 gramas, o equivalente a 5 porções de frutas e vegetais por dia.
– O mesmo acontece com o consumo de peixes. Enquanto a OMS recomenda que o alimento esteja no cardápio das pessoas pelo menos duas vezes por semana (o equivalente a 12 quilos por ano), na cidade de Embu das Artes, 72,8% dos moradores afirmaram que esta proteína raramente está presente no prato: menos de 1 vez por semana.
Como foi realizado o estudo:
O estudo foi realizado simultaneamente em 3 UBSs (Unidades Básicas de Saúde): Jd. Independência, Jd. São Marcos e Eufrásio. Os participantes eram moradores da cidade que se voluntariaram a fazer gratuitamente exames de colesterol, triglicerídeos, pressão arterial e hemoglobina glicada, além de preencherem um questionário com informações sobre hábitos de vida e alimentação. Também foram medidos o peso e altura dos voluntários, que receberam ainda uma cartilha com orientações sobre hábitos de vida que contribuem para a saúde do coração, de acordo com as diretrizes da American Heart Association, uma das mais importantes associações dedicadas ao estudo da prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.