ETEC de Taboão da Serra será inaugurada em março, garante Fernando Fernandes
A tão sonhada Escola Técnica de Taboão da Serra será inaugurada em março, garantiu o prefeito Fernando Fernandes em coletiva com a imprensa regional na última terça-feira, dia 20.
Segundo Fernandes, as obras do primeiro bloco já foram concluídas e as aulas terão início nos próximos dias. “Se tudo der certo vamos inaugurar agora, ela está pronta para ser inaugurada, mas depende do calendário do governador [Alckmin] , que gostaria de inaugurar a ETEC. O prazo, a ideia, é inaugurar no dia 26 de março”.
Apesar da data, as aulas irão começar antes mesmo da inauguração. O prédio da ETEC será composto por dois blocos, somente o primeiro será entregue em março. Sobre o segundo bloco da unidade que ainda está em construção, Fernandes disse que a obra segue um cronograma pré-definido.
“O Governo já fez a projeção, existia um projeto para essa área que já está pronta. Mas eles já pensaram em um prédio… Porque a ETEC ela tem uma necessidade de ampliação quase imediata. Você põe ela pra funcionar e no ano seguinte já tem que ampliar a ETEC. Então já fizeram uma construção programada para fazer uma ampliação, para já ter o prédio pronto, só resta fazer o acabamento”, afirmou.
A ETEC iniciará seu funcionamento com os cursos de Informática e Informática para Internet (web design), além do ensino médio. Serão 360 alunos em período integral e 360 alunos no período noturno.
A obra, parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Taboão da Serra é um marco para a cidade. “A Etec dá oportunidade de ensino técnico de qualidade e gratuito para nossos jovens. Eleva nossa cidade a outro patamar. É uma vitória para Taboão e também uma vitória pessoal, porque trabalhamos muito para que este projeto se realizasse”, comemora a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), responsável pela indicação da obra.
Com uma quadra oficial poliesportiva no quarto andar, o primeiro bloco conta com 9 salas de aula, 3 laboratórios, cozinha, refeitório, banheiros, salas para administração, recepção, elevadores, pátio de convivência, além da entrada de serviço separada do acesso para os alunos e professores.
A parte estrutural do segundo bloco foi concluída, porém para o término da obra será necessária a realização de uma nova licitação. No segundo prédio estão previstos os laboratórios para os cursos de Automação Industrial e Química.
O valor da obra é de R$ 8 milhões 654 mil, área construída de 7.260 metros quadrados.
Escola Técnica Pública e Gratuita
Os cursos técnicos são fundamentais para a preparação dos estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida e com qualificação. Indústrias são as principais interessadas nessa mão de obra renovadora e eficiente formada pelo Centro Paula Souza. Os alunos que concluem os cursos nas ETECs têm alto potencial de empregabilidade. O curso técnico tem duração de 1 e meio, e pode ser feito depois do ensino médio concluído ou concomitantemente, a partir do segundo ano médio.
Etec Taboão da Serra
Praça Miguel Ortega – S/N – Porque Assunção
CEP 06754-160 – Taboão da Serra/SP