Evani, medalha de ouro na Paralimpíadas, é homenageada por Alckmin
A atleta taboanense de bocha adaptada, Evani Calado, que levou o ouro na Paralimpíadas do Rio, foi homenageada na última terça-feira, dia 20, pelo Governador Geraldo Alckmin. O encontro, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, recebeu 33 atletas do Time São Paulo.
“As Paralimpíadas foram um espetáculo maravilhoso e o Time São Paulo representou 42% das medalhas e 57% das medalhas de ouro”, disse o governador. “Deixamos como grande legado o Centro Paraolímpico Brasileiro, um dos cinco melhores do mundo”, completou.
Em sua página no Facebook, Evani agradeceu o apoio da torcida e da sua família pela conquista. “não posso deixar de agradecer a minha família de coração chamada APT (Associação Paradesportiva Todos) que me apoiou, foi lá torcer por mim, vibrou e se emocionaram com essa vitória, obrigada à todos e obrigada Brasil. Tenho Orgulho de ser Brasileira!”
Além de Evani Calado, o time nacional contou com Antonio Leme e Evelyn de Oliveira. A conquista é inédita, o Brasil levou o ouro na classe BC3 da bocha adaptada, que chegou depois de uma partida muito disputada contra a Coreia do Sul. A torcida, que foi chegando aos poucos à Arena Carioca 2, cantou, gritou, vibrou e até brigou com o juiz, que puniu ao time brasileiro após uma jogada na última parcial.
Entre os homenageados estava a atleta Terezinha Guilhermina, medalhista de prata e bronze. “Estou bastante feliz, muito emocionada, agradecida a Deus, em especial à fala do nosso governador sobre a continuidade desse projeto”, afirmou a velocista, se referindo ao Time São Paulo – que terá renovação na parceria. “Esse projeto possibilitou muito mais do que uma preparação, mas uma estabilidade emocional no que tange às questões financeiras para essa preparação. Sem esse projeto, sem dúvida, eu não teria chegado aqui”, completou Terezinha.
Além de Alckmin, os atletas foram recebidos pela secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e pelo secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, para receber a Medalha de Mérito Esportivo.
Médicos fisiatras da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, responsáveis por atender mais de quatro mil atletas de todas as delegações paralímpicas, também foram homenageados.
Panorama
Na 8ª colocação no quadro geral de medalhas, o Brasil somou 72 medalhas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Entre as conquistas do Time São Paulo, estão 14 medalhas no atletismo, sendo quatro de ouro, seis de prata e quatro de bronze. Outro destaque foram as 12 medalhas da natação, das quais quatro douradas, cinco de prata e três de bronze.