10 de agosto de 2009
O prefeito Evilásio Farias acaba de confirmar a volta de 13 dos 14 secretários que foram demitidos na segunda-feira passada. Nesta tarde, Evilásio convidou os secretário César Callegari (Educação), Jacira Moreti (Desenvolvimento Econômico) e Claudinei Pereira (trânsito) para retornarem a seus cargos. Maruzan Corado assume a Secretaria de Finanças, e Valadão, que antes comandava a secretaria, fica como adjunto da pasta.
As informações ainda são extra-oficiais e não foram divulgadas pela Prefeitura, porém o líder de governo, Paulo Félix, garantiu a volta de todos os secretários. Nesta terça-feira todo o secretariado irá participar de uma reunião com para discutirem as ações para colocar em prática o Programa Taboão Legal.
Na manhã desta segunda-feira, dia 10, Evilásio já tinha reintegrado ao secretariado Said Jorge de Moraes, que continua no comando da secretaria de Manutenção. Em seguida, Evilásio conversou em seu gabinete com Salvador Grisafi e seu nome foi confirmado como secretário de Segurança Pública.
Pouco depois, Luis Lune foi reconduzido a pasta de Esporte e Lazer. Luis Antônio, um dos braços direitos de Evilásio Farias desde 1996, assumiu novamente a secretaria de Administração.
Segundo Luis Antônio, a conversa com o prefeito aconteceu de forma rápida. “Ele pediu que eu continuasse com o mesmo papel e com as mesmas responsabilidades. A secretaria de Administração é o meio e o fim das demais secretarias, por isso acabamos nos envolvendo em todas as ações do Taboão Legal”, disse.
A confirmação feita no último sábado, dia 8, pelo prefeito Evilásio Farias que Arlete Silva (Assistência Social) e Ângela Amaral (Habitação e Meio Ambiente) voltariam para seus cargos era um indício que as mudanças no secretariado seriam poucas ou nenhuma.
Durante a plenária do Orçamento Participativo na escola Cecília Meireles, Evilásio falou pouco sobre a demissão de todo seu secretariado. Ele apenas se limitou a informar que Ângela Amaral e Arlete Silva estava readmitidas. O público que acompanhava aplaudiu a decisão do prefeito.
Além das últimas confirmações, Evilásio já tinha readmitido, na quinta-feira, dia 6, a secretária de Assuntos Jurídicos (Marta Fraga), o de Saúde, José Alberto Tarifa, o de Obras, Ricardo Resende, além do secretário de governo Ronaldo Dias.