Ex-adversários, Buscarini e Daniel Bogalho se unem por projeto político
Daniel Bogalho e Buscarini durante coletiva com a imprensa: apoio selado
O vice-prefeito de Taboão da Serra, José Vicente Buscarini (PSD), oficializou nesta quinta-feira, dia 14, o apoio a pré-candidatura de Daniel Bogalho (Republicanos) a deputado estadual durante coletiva com a imprensa. Adversários na eleição municipal de 2020, eles se unem por um projeto político que mira 2024.
Buscarini foi eleito em 2020 vice-prefeito de Taboão da Serra na chapa encabeçada por Aprígio. Menos de nove meses depois de assumirem o poder, os dois acabaram rachando em meio a acusações de ambos os lados e houve um distanciamento político e pessoal desde então.
Durante a coletiva de imprensa, tanto Buscarini quanto Daniel Bogalho buscaram justificar a nova aliança, apesar do passado recente que os colocavam em campos políticos bem distintos. “Sempre assumi o compromisso que iria apoiar um candidato do meu partido [PSD] e o projeto para deputado estadual sairia de Taboão da Serra. Fui convidado a ser candidato estadual, mas minha intenção é continuar como vice”, garantiu Buscarini.
Buscarini ainda disse que a aproximação com Daniel Bogalho começou no ano passado através de amigos em comum. “A democracia é boa, temos respeito pelas pessoas. Nosso embate lá atrás se deu no campo político, isso nos credencia a dar um passo para a frente e aproximar nossas idéias. E as coisas foram facilitadas quando o PSD fez uma aliança com o Republicanos”.
O pré-candidato Daniel Bogalho lembrou de lideranças como Paulo Silas e Luis Lune que o apoiam e tem uma proximidade com Buscarini. “Diante de conversas que tivemos as ideias foram batendo, e tenho certeza que nosso compromisso é com o crescimento e o desenvolvimento de Taboão da Serra. O Buscarini tem uma história construída na cidade, acho que posso agregar nesse projeto que começa agora”.
Polêmica
Buscarini foi muito questionado durante a coletiva sobre a ligação de Daniel Bogalho com o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, uma vez que em mais de uma oportunidade Buscarini se mostrou contrário as aspirações do mandatário embuense em Taboão da Serra. Em um episódio, Buscarini chegou a negar tirar foto ao lado de Ney Santos.
Para justificar o apoio ao pré-candidato lançado por Ney Santos, Buscarini disse que não enxerga uma ligação entre Bogalho e o prefeito de Embu das Artes. “Eu não vejo Daniel candidato do Ney Santos. Posso até dizer que chegamos a ter a possibilidade que se eu fosse candidato a deputado estadual ele me apoiasse”.
Sobre as polêmicas com Ney Santos, Buscarini disse que “eu não conheço o Ney, não tive nenhum contato com o Ney, nunca fui convidado para ir a prefeitura de Embu. Tenho o maior respeito a todos os prefeitos da região, mas não tenho interesse, vontade de contato com o Ney Santos, eu tenho certeza que ele não precisa de mim e eu não preciso dele”.
Futuro
O apoio declarado de Buscarini a Bogalho sela de vez o rompimento com Aprígio e inaugura um novo grupo político na cidade. Ainda longe de saber o desfecho dessa nova parceria, tanto Buscarini quanto Bogalho usaram o mesmo discurso sobre a eleição municipal de 2024, que estarão unidos.
“Isso nos aproxima bastante para um projeto futuro, 2024 estaremos juntos, mas agora vamos focar nesta eleição e fazer o Daniel deputado estadual”, disse Buscarini. Já Daniel projetou uma união duradoura entre os dois. “Esse grupo vai estar unido, não é um acordo só para 2022, é um projeto para o futuro de Taboão da Serra”.