Ex-prefeito Armando Andrade completaria 80 anos nesta segunda-feira, 10
O então governador de São Paulo, Paulo Maluf, recebe o prefeito Armando Andrade em audiência no Palácio dos Bandeirantes no início da década de 80
Um dos políticos mais importantes da história de Taboão da Serra, o ex-prefeito Armando Andrade, completaria nesta segunda-feira, dia 10, 80 anos. Quis o destino que o homem, dono de uma visão futurista da cidade, morresse em março de 2013, aos 73 anos.
Armando Andrade deixou um legado que até hoje pode ser visto por qualquer morador de Taboão da Serra. Foi um dos prefeitos mais visionários da história e responsável por obras que até hoje são referências em Taboão da Serra.
Nos seus dois mandatos, Andrade construiu o Cemur, o Ginásio de Esportes no Jd. Helena, o prédio do Fórum, o Estádio Municipal, a praça Luis Gonzaga, o Parque das Hortênsias, os Prontos Socorros do Antena, Santo Onofre e Akira Tada, além de construir o prédio da maternidade municipal, obras que até hoje tem sua importância na vida de todo taboanense.
O ex-prefeito também implantou novos serviços na cidade, criando as linhas municipais e ampliado as intermunicipais. Uma das maiores conquistas de Armando Andrade é a criação da Guarda Civil Municipal na década de 90.
Sua história política começa em 1972, quando saiu candidato pela primeira vez a vereador com apenas 31 anos. Exerceu seu mandato na Câmara Municipal entre 1º de fevereiro de 1973 e 31 de janeiro 1977, sendo presidente do Poder Legislativo nos últimos dois anos de mandato.
Em 1976 se candidatou a prefeito de Taboão da Serra pelo extinto Arena, e derrotou a ex-prefeita Laurita Ortega Mari e assumiu seu primeiro mandato, que na época era de seis anos. Armando Andrade voltou à prefeitura em 1989, após derrotar Paulo Silas, candidato apoiado por Buscarini.
Homenagens
Nos últimos anos as homenagens ao prefeito Armando Andrade só cresceram na cidade. O Parque das Hortênsias, um dos seus maiores feitos, passou a se chamar “Parque das Hortênsias Dr. Armando Andrade”.
No ano passado, durante a sessão solene em comemoração aos 60 anos de Taboão da Serra, o prefeito Fernando Fernandes disse: “o Armando Andrade foi o maior prefeito que Taboão da Serra já teve. Um homem desenvolvimentista, me ensinou a olhar a cidade não só no momento, mas no futuro”, disse.
Fernandes foi vice-prefeito de Armando Andrade entre os anos de 1989 e 1992. “O mandato que eu mais me orgulho é o de vice-prefeito, que foi, talvez, o mandato que eu mais tenha trabalhado e o que eu mais aprendi. E tive um dos maiores professores que essa cidade já teve e se chamava Armando Andrade”.
Armando Andrade lançou diversas lideranças políticas, entre elas o atual prefeito Fernando Fernandes e os ex-vereadores Medinho e Arlete Silva.
Apaixonado por Taboão
Armando Andrade era, acima de tudo, um apaixonado por Taboão da Serra. O ex-prefeito guardava um inestimável acervo de fotos e histórias da cidade. Nos últimos anos, ele se dedicou a escrever um livro, ainda não editado, sobre a memória do município desde a sua emancipação.
Durante quase dois, Armando Andrade manteve um blog no Portal O Taboanense onde contou diversas histórias sobre Taboão da Serra e em sua coluna relembrava as obras mais importantes que realizou como chefe do Executivo.