Ex-secretário de Embu das Artes, Geraldo Juncal morre aos 55 anos
O ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Embu das Artes, Geraldo Juncal, morreu na tarde desta quinta-feira, dia 2, aos 55 anos, em decorrência de câncer. Gera, como era conhecido, se formou em arquitetura pela PUC de Campinas, ele era especialista nas áreas de habitação, saneamento, urbanismo e meio ambiente. Ele deixa filhos.
Em nota, o PT de Embu das Artes informou sobre a morte do arquiteto. “É com imenso pesar que o Partido dos Trabalhadores de Embu das Artes comunica a notícia do falecimento do companheiro Geraldo Juncal, mais conhecido como Gera, perdeu a batalha para um câncer e deixa família, filhos e amigos”.
Em Embu das Artes, Gera foi presidente da Prohabitação, além de comandar a secretaria nos governos de Geraldo Cruz e Chico Brito. “Arquiteto e urbanista, Gera sempre foi acima de tudo um humanista. Entendia tudo e mais um pouco sobre moradia popular e tinha uma meta de vida que era ver todo cidadão de nossa cidade com uma moradia digna. Gera foi essencial para tudo que foi feito de transformador e o povo de Embu será eternamente grato a Gera Juncal”, escreveu o PT.
Guilherme Boulos, que comandou o MTST em Taboão da Serra e Embu das Artes por anos, escreveu sobre a morte de Gera. “Acabei de saber do falecimento do meu amigo Gera Juncal. Gera foi um lutador pela moradia: Arquiteto, ex-presidente da Cohab e parceiro de primeira hora dos movimentos sociais. Um homem de coração gigante. Perda irreparável. Força pra Neide e toda a família! Vá em paz, meu irmão”.
O ex-vereador de Embu das Artes, Edvânio Mendes, postou em suas redes sociais: “Este sim foi um cidadão embuesse onde contribuiu para o desenvolvimento da cidade. Geraldo Juncal.(Gera) O Embu das artes deve muito a ele pelo progresso que tivemos nos últimos anos, inclusive articulando o plano diretor e nos movimentos de moradia. Luto por um grande amigo”.
O vereador de São Paulo, Antonio Donato Madormo (PT), lamentou a morte de Gera. “Lamentavelmente acabamos de perder mais um grande companheiro. Geraldo Juncal, carinhosamente conhecido como “Gera”, faleceu hoje de tarde por complicações da luta que travava contra um câncer. Foi presidente da Cohab na gestão Fernando Haddad e atuou por muitos anos na Prefeitura de Embu das Artes. Meu profundo voto de pesar aos familiares e amigos do “Gera” Juncal”.
Outro vereador paulistano também lamentou a morte de Gera. “Nossa solidariedade e pesar aos familiares e amigos do arquiteto e urbanista Geraldo Juncal por seu falecimento. O Gera foi presidente da Cohab na época do Haddad, secretário municipal de Habitação em Embu das Artes, Militante combativo na defesa dos mais pobres nas causas e movimentos de moradia popular. Defensor dos direitos dos menos favorecidos, era um companheiro fiel aos seus ideais”. meras comunidades de nossa cidade e estado.