Ex-subcomandante da GCM de Taboão da Serra, Bombeiro Rosival, morre aos 64 anos
Rosival era 2º Tenente da Reserva do Corpo de Bombeiros do Estado de S. Paulo
O candidato a vereador de Taboão da Serra, Bombeiro Rosival, morreu na manhã deste domingo, dia 8. Segundo a família, ele faleceu Hospital Militar, onde estava internado desde o dia 18 de outubro, de insuficiência respiratória em decorrência de complicações da Covid-19.
Rosival deixa esposa, Tânia Nascimento, com quem era casado há 35 anos, e cinco filhos, Taiguara do Nascimento, Peterson Mateus, Rosiane Mateus, Anderson Mateus e William Silva. Devido ao protocolo em casos de Covid-19, o velório será reservado a família e amigos mais próximo. O enterro acontece ainda hoje, no cemitério Santo Antônio, em Sorocaba, sua terra natal.
Rosival tem uma história muito profunda com Taboão da Serra. Um dos “desbravadores” do Vila Sônia, morou no local há décadas e teve durante anos um extenso trabalho comunitário e de segurança. Ele chegou a ocupar o cargo de subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM). Nesta eleição, ele concorreria ao cargo de vereador pelo PSD, partido da coligação de Aprígio.
Sua principal atividade foi junto ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, onde era 2º Tenente da Reserva, homenageado com a Medalha de Prata após 26 anos de serviço ativo.
Ultimamente se dedicava aos trabalhos na igreja Assembleia de Deus do Brás, onde seria consagrado Presbitero. Rosival também teve um grande trabalho como regente de corais da igreja, além de alguns grupos de música evangélica.
Na Associação Amigos de Bairro do Jd. Vila Sônia participou ativamente por dezoito anos de diversas de ações comunitárias como Campanha do Alimento e Agasalho, luta por melhorias no sistema de água, esgoto, iluminação pública, entre outros, sendo presidente por quatro mandatos.
Técnico de Segurança do Trabalho, exerceu várias atividades na indústria metalúrgica, na área de transporte coletivo e no comércio. Na Prefeitura de Taboão da Serra também foi Assessor na Coordenadoria de Ações Comunitárias, onde prestou atendimento e suporte a diversas igrejas, associações e ONGs, entre outras atividades.
Na política, Rosival já havia se candidatado outras seis vezes a vereador. Em 2016 pelo PHS e em 2012 pelo PDT. Rosival Pires do Nascimento era natural de Sorocaba.
Repercussão
Pastor Daniel Ferreira, dirigente da Igreja Assembleia de Deus, no Jd. Maria Duarte, onde Rosival congregava lembrou-se da sua vocação evangélica. “Daqui a duas semanas ele seria consagrado a presbítero da igreja, mas foi acometido dessa enfermidade, enfim, o Senhor o levou. Era uma figura muito humana, um coração de criança, embora fosse alto, olhávamos aquele bigode e nos assustávamos de vez em quando, ele tinha um coração disposto a perdoar, do tamanho do mundo”, afirmou.
Um dos projetos que Rosival mantinha junto a igreja, e que alimentava seu desejo de ser vereador, era a criação de uma casa de recuperação em Taboão da Serra. “Ele sempre me chamava de guerreiro, dizia que iríamos conseguir esse projeto. Mas guerreiro sempre foi ele, ele foi o guerreiro, combateu o bom combate sempre com muita fé. Um homem muito bom, um homem de família”, lembrou Pastor Daniel.
O deputado estadual e candidato a prefeito Aprígio lamentou a morte de Rosival. “Recebi, neste domingo, a triste notícia da morte do Bombeiro Rosival, que estava internado no Hospital Militar, desde o mês passado por complicações em decorrência da Covid-19. Era um homem firme e forte, sua maior atuação junto ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, onde era 2º Tenente da Reserva, onde foi homenageado por 26 anos de trabalho, e também foi subcomandante da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra”.
Aprígio também disse que “nossa coligação está triste e chocada. Prestamos nossa solidariedade à família e aos amigos do nosso Bombeiro Rosival. Que Deus conforte a todos que assim como eu tiveram o privilégio de conhecer este grande homem que sempre estará presente em nossas boas memórias”.
José Vicente Buscarini, prefeito por duas vezes e atualmente disputando as eleições como vice de Aprígio, lamentou a morte do colega, os dois eram do mesmo partido. “Perder um amigo sempre difícil. E perder um guerreiro como era o Bombeiro Rosival é sempre mais difícil. Mas infelizmente esse é o destino de todos nós. Vai deixar muitas saudades, pelo seu jeitão guerreiro. Gente do bem. Sempre tivemos juntos, participamos de muita coisa. Só nos resta pedir a Deus confortar a família e que eles superem essa situação, muito dolorido esse momento”.
Para o ex-prefeito Evilásio Farias, “o companheiro Rosival não é apenas um número na estatística do Covid-19, é muito mais do que isso. Sou testemunha do seu compromisso e comprometimento com o interesse público. Como policial bombeiro, como líder comunitário e também como colaborador do meu governo em Taboão da Serra deu uma grande demonstração de sua vocação para a coisa pública e grande contribuição deu a comunidade taboanenses”, disse.
Evilásio ainda lamentou a morte do amigo. “Por tudo isso Rosival nos deixa e se muda para o plano superior. Porém, fica para todos nós a lição de que vale a pena sempre servir. Que nesse momento difícil Deus conforte todos os amigos e principalmente seus familiares. Vai em paz”.