Ex-vereadora de Taboão da Serra, Adalgisa Duarte morre aos 73 anos
Ex-vereadora de Taboão da Serra Adalgisa Duarte Pinheiros morre aos 73 anos
Morreu na manhã desta quinta-feira, dia 26, a ex-vereadora de Taboão da Serra, Adalgisa Duarte Pinheiro, aos 73 anos. A causa da morte não foi divulgada pela família, mas segundo amigos ela estava internada há 18 dias no Antena. O enterro aconteceu no mesmo dia.
Natural de Farias de Brito, no Ceará, Adalgisa foi uma das primeiras mulheres a ser eleita vereadora em Taboão da Serra. Ela fez parte da 6ª legislatura, e nas eleições concorreu pelo PMDB, recebendo 502 votos, ficando na primeira suplência. Ela assumiu o mandato após a morte do então vereador José Roberto Pacheco.
Após deixar a Câmara Municipal, Adalgisa se dedicou a educação. Ela foi responsável pela diretoria da Casa Tia Julieta, além disso trabalhou durante anos no condomínio Serra Verde, no Pq. Pinheiros, onde era responsável por cuidar das crianças, ajudando as mesmas em tarefas escolares e outras atividades educacionais.
Durante seu mandato, que durou cinco anos, incentivou política públicas em defesa das mulheres e foi uma das responsáveis pela instalação da Delegacia das Mulheres em Taboão da Serra.
O ex-prefeito, e atual candidato a vice, José Vicente Buscarini, lamentou a morte da amiga. “Essa notícia é muito triste, Adalgisa sempre foi uma guerreira. Conheci ela em 82, éramos do PMDB, ela ajudou a garantir os votos dos convencionais para que eu pudesse disputar as eleições e depois ser eleito. No período que ela esteve na Câmara Municipal foi muito atuante, me ajudou muito”, disse.
Ele lembrou ainda que Adalgisa “sempre atuou na área da assistência social, sempre pronta para ajudar as pessoas que mais precisavam, inclusive a frente da Casa Tia Julieta. Foi uma pessoa excepcional, deixa um trabalho muito importante para Taboão da Serra. Deus a estará recebendo de braços abertos. Fica meu abraço para seus familiares”.
Segundo Hércules José de Souza, síndico do condomínio, Adalgisa era uma mulher diferenciada, que teve grande participação nas atividades do Serra Verde. “Ela trabalhou comigo bastante tempo, uma excelente pessoa, ela controlava a molecada, ajuda eles com os trabalhos da escola. Uma pessoa fantástica, em todos os aspectos, só temos que agradecer pelo o que ela fez pelos meninos do condomínio. Vai deixar muita saudade”, disse.
Antônio Carlos Souza Santos, ex-diretor do Cepir, lembrou que Adalgisa teve um grande trabalho na cidade, sendo reconhecida por diversos políticos na época. “Ela foi fundamental para as políticas públicas voltadas para crianças carentes de Taboão da Serra, fez um grande trabalho na Casa Tia Julieta”, relembra.
Souza Santos ainda destaca que Adalgisa era muito ligada ao deputado estadual Vanderlei Macris.”Foi uma vereadora muito atuante, participativa no Legislativo. É uma perda enorme para Taboão da Serra, fui muito amigo dela, ela tinha uma forte ligação com a ex-vereadora Geny da Silva, que a levou para a política e também para o PMDB”, disse.
Em 2014 recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares entregue pelo Cepir.